Cuiabá, domingo, 19/05/2024
18:55:33
informe o texto

Notícias / Política

10/08/2021 às 14:30

Botelho avalia que pedidos para abertura de CPIs não devem avançar

Para ele, ambos não possuem embasamento para ser implantadas

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Luzia Araújo

Botelho avalia que pedidos para abertura de CPIs não devem avançar

Foto: Maurício Barbant/ ALMT

O deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, acredita que nenhuma das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) propostas recentemente no Parlamento de Mato Grosso devem prosperar. O democrata aposta que os deputados Lúdio Cabral (PT) e Gilberto Cattani (PSL) não irão conseguir as assinaturas necessárias para abertura das investigações.

Para ele, ambos não possuem embasamento para ser implantadas. “Acredito que essas CPIs não vão ter seguimento”, disse o parlamentar.

Lúdio quer investigar os fatores que levam Mato Grosso a ser o estado com maior mortalidade por covid-19 no país. Mato Grosso tem 367 mortes por covid a cada 100 mil habitantes, segundo dados do painel epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde da segunda-feira (9). 

“O objetivo dessa CPI é investigar as ações e omissões do Estado de Mato Grosso no enfrentamento da pandemia que nos fizeram ser o primeiro estado em mortalidade por covid-19. No início da pandemia, o governo estadual dizia que o coronavírus não provocaria grande impacto em Mato Grosso por causa do calor, da população pequena e da baixa densidade populacional. Por que, depois de 16 meses, Mato Grosso é o estado em que mais pessoas morreram proporcionalmente por covid-19?”, explicou Lúdio.

Apesar dos argumentos, Botelho não crê que o seu colega de parlamento irá conseguir as assinaturas necessárias. Para instalar uma CPI, são necessárias assinaturas de oito deputados, o equivalente a um terço da Assembleia Legislativa. 

“É muito difícil prosperar, porque os argumentos que estão sendo colocados não tem prova. Pra você começar investigação você tem que ter um indicio muito forte e até agora ninguém comprovou isso”, colocou o democrata.

Já Cattani protocolou junto à Mesa Diretora um requerimento de criação de uma CPI para investigar o alto preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o popular ‘gás de cozinha’, em Mato Grosso. “Não tem assinaturas para essa CPI, é uma proposta dele, ele vai colher assinaturas. Não sei qual argumento ele está apresentando, mas eu sei que assinatura não tem”, finalizou Botelho.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet