Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
02:02:10
informe o texto

Notícias / Geral

13/08/2021 às 16:40

Queimadas urbanas em Rondonópolis têm queda de 46,5%

Ações de prevenção e combate do Comando Regional II em 2021 ajudam em redução de focos de incêndios

Leiagora

Queimadas urbanas em Rondonópolis têm queda de 46,5%

Foto: CBM-MT

Menos queimadas e menos fumaças, esse é cenário em Rondonópolis (217 km de Cuiabá), que teve redução de 46,5% nas queimadas urbanas. Os dados são de um levantamento da Sala Descentralizada do Comando Regional Bombeiro Militar II (CRBM-II), no período de 1º de janeiro a 1º de agosto de 2021, em comparação com o ano anterior.

Em 2021, foram notificados 265 focos de queimadas em região urbana. Em 2020, foram 495.

De acordo com o Comandante do 3º Batalhão Bombeiro Militar (3º BBM), Tenente Coronel BM Fabrício Gomes, a redução é resultado de uma política do Estado de prevenção aos incêndios florestais e queimadas urbanas.

As ações que vêm sendo executas são do “Plano de Operações da Temporada de Incêndios Florestais preconizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, a ativação do Comitê Municipal do Fogo preconizado para ações de mitigação as queimadas e incêndios florestais na cidade de Rondonópolis, o qual, diversos órgãos vocacionados a preservação do meio ambiente se reúnem para deliberem acerca de ações de prevenção, resposta e fiscalização contra as queimadas e incêndios florestais” destacou o Comandante.

Ações de prevenção e combate aos incêndios do CRBM-II

O CRBM-II e o 3ºBBM têm desenvolvido diversas ações no município de Rondonópolis com finalidade prevenção e combate às queimadas urbanas e área rural.

Nas escolas, foram desenvolvidas campanhas educativas de conscientização e preservação do meio ambiente. As atividades foram aplicadas em escolas públicas e privadas com a temática de prevenção. Os alunos puderam acompanhar por meio de vídeos instrutivos.

Os bombeiros militares realizaram notificações em terrenos urbanos do município no período de maio, junho e julho, em acordo com o Código de Postura da Prefeitura Municipal de Rondonópolis, para a retirada da biomassa vegetal de lotes baldios que teriam possibilidades de incêndios.

Nos meios de comunicação local, o 3º BBM participou de entrevistas e orientou a população sobre cuidados para prevenção e as consequências do uso irregular do fogo.

Além disso, na reserva indígena Tadarimana foram realizadas ações de para prevenção de incêndios, como o alagamento de estradas como forma de aceiros.

Também no CR-II, foi implementada a Sala de Situação Descentralizada para realizar o monitoramento, por meio de um software de georeferrenciamento que utilizada imagens de satélite dos focos de incêndios. Assim, podendo acionar guarnições do Corpo de Bombeiros para atender as ocorrências.

As capacitações foram outra ação que somam ao resultado de redução de focos. Com mais gente capacitada para combater os incêndios, mais rápido é possível controlar os focos, antes de tomarem grandes proporções. A exemplo das capacitações, 300 militares do Exército Brasileiros foram instruídos com formação de brigada de incêndio florestal. Com isso, os militarem podem apoiar os bombeiros militares em ocorrências de incêndios.

Da Assessoria CBM-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet