Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
04:08:43
informe o texto

Notícias / Judiciário

17/08/2021 às 14:45

Eder Pinheiro tem prisão revogada após 23 dias preso

O empresário é acusado de ser o líder da organização criminosa responsável por fraudar a licitação do setor de transporte coletivo

Alline Marques e Eduarda Fernandes

Eder Pinheiro tem prisão revogada após 23 dias preso

Foto: Alair Ribeiro

Após 23 dias preso, o empresário Eder Augusto Pinheiro, alvo da Operação Rota Final, foi solto. A prisão foi revogada pela juíza da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Ana Cristina Mendes.

O processo está em segredo de justiça, mas em conversa ao Leiagora, o advogado responsável pela defesa do empresário,  Eder Pinheiro, explicou que os fatos ocorreram há muitos anos e não haveria mais motivo para mantê-lo preso. “A juíza atendeu ao pedido de revogação de prisão preventiva. Nós arguimos que os fatos que ensejaram a prisão não são contemporâneos, e ela acabou por acatar. De fato, os fatos teriam ocorrido há muitos anos atrás, então o Direito não admite isso”.

Eder passou mais tempo sendo procurado do que preso. Ele ficou de 2 meses como fugitivo e chegou a ser inserido no banco de forgidos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No dia 25 de julho, ele acabou se entregando à polícia. Antes de se apresentar, ele tentou revogar o mandado de prisão em várias instâncias, mas teve todos os pedidos negados. 

O empresário é investigado na Operação Rota Final, que apura  crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e fraude a licitação do setor de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal. 

As investigações demonstraram que o empresário seria o líder da organização criminosa. Segundo a peça acusatória protocolada no Tribunal de Justiça, o grupo tinha como principal objetivo impedir a implantação do novo Sistema de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado de Mato Grosso – STCRIP/MT e, para tanto, os integrantes lançaram mão dos mais variados meios criminosos para inviabilizar a licitação deflagrada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet