Cuiabá, domingo, 19/05/2024
20:16:45
informe o texto

Notícias / Política

19/08/2021 às 11:47

Wilson classifica Lei da Pesca como "trapalhada" e diz que Max foi 'iludido'

O deputado criticou a proposta sem estudo técnico e agendou uma audiência pública na segunda-feira para discutir o assunto

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Wilson classifica Lei da Pesca como

Foto: Fablicio Rodrigues / ALMT

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) classificou como “trapalhada” a chamada Lei da Pesca, proposta pelo presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB). Para o tucano, o colega foi “iludido” e “induzido ao erro”.

“Foi uma grande trapalhada, onde um colega deputado, que vou evitar de dizer o nome por questões éticas, foi iludido e induzido ao erro”, declarou em entrevista na manhã desta quinta-feira (19), durante visita do presidente Jair Bolsonaro em Cuiabá. 

A Lei da Pesca surgiu de um projeto de lei apresentado pelo socialista no Legislativo de Mato Grosso. A proposta foi aprovada e sancionada pelo governador Mauro Mendes (DEM) no início do mês e desde então tem sido alvo de críticas por parte das comunidades ribeirinhas. 

As críticas de Wilson se deve, exclusivamente, a um artigo da legislação que restringe a pesca no Rio do Manso. “Proibiu a pesca profissional, transporte e comercialização de peixe numa extensão de mais de 80 km sem nenhum estudo técnico sobre essa possibilidade”, disse.

O tucano vai mais além ainda e afirma que o parlamentar só se preocupou em fazer o estudo técnico após a aprovação da matéria. “Agora, depois que aprovou a lei, sancionou e publicou, é que estão pensando o que fazer com mais de 300 famílias, que a partir do próximo dia 29 de agosto estão proibidas de desenvolver o seu trabalho”, completou.

Diante disso, ele acredita que não terá dificuldades de a matéria passar em plenário. “Essas famílias estão lá a décadas, antes do deputado nascer, antes do pai do deputado nascer, essas famílias já estavam lá. É um absurdo, uma grande trapalhada. Nós apresentamos um projeto de lei de autoria de lideranças partidárias para reverter essa situação e devolver o direito a essas famílias”, finalizou.

Na sessão dessa quarta, Wilson até tentou adiantar a votação e aprovar a dispensa de pauta, mas não passou em plenário, e o projeto tramitará normalmente na casa. Na segunda-feira (23), uma audiência pública irá debater o assunto com os pescadores. 

 
Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet