Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
15:01:59
informe o texto

Notícias / Judiciário

25/08/2021 às 08:00

Na briga pela redução da alíquota previdenciária, Assof tem recurso negado

Eles buscam brechas para alterar a aplicação da alíquota de 14% aos militares e conseguir os 9,5% conforme lei federal

Leiagora

Na briga pela redução da alíquota previdenciária, Assof tem recurso negado

Foto: Junior Silgueiro/Gcom

A Associação dos Oficiais da Polícia e dos Bombeiros Militares (Assof) teve recurso negado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), em julgamento de 06 a 16 de agosto. Eles buscam brechas para alterar a aplicação da alíquota de 14% aos militares, em detrimento aos demais servidores públicos estaduais da ativa e aposentados.
 
A defesa alegou que os embargos de declaração tinham intenção de sanar obscuridade sobre o alcance da decisão da Corte. Tanto a decisão do ministro Alexandre de Moraes quanto do plenário do STF atenderam Ação Cível Originária, com pedido de liminar, proposta pelo Estado de Mato Grosso em face da União, para que abstenha de aplicar quaisquer sanções por aplicar a alíquota de 14% e não de 9,5%.
 
O Estado, desde o ano passado, tem descontado 14% na previdência de todos os servidores públicos, incluindo os militares. Contudo, uma lei federal 13.954/2019 limitou a alíquota da contribuição previdenciária devida pelos militares dos estados ao patamar aplicável às Forças Armadas, fixado em 9,5% sobre o montante da remuneração.
 
Mas o STF tem o entendimento jurisprudencial de que cabe à lei estadual, nos termos do art. 42, § 1º, da Constituição Federal, regulamentar as disposições do art. 142, § 3º, “X”, entre as quais as relativas ao regime de aposentadoria dos militares estaduais.
 
O Estado manteve a alíquota de 14% e o STF livrou o Governo das sanções da lei federal 13.954/2019 como suspender transferências voluntárias de recursos federais, impedir celebração de acordos, contratos, convênios ou ajustes, bem como receber empréstimos, financiamentos, avais e subvenções em geral de órgãos ou entidades da Administração direta e indireta da União, assim como suspensão de empréstimos e financiamentos por instituições financeiras federais.

 
Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet