Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
05:14:40
informe o texto

Notícias / Judiciário

25/08/2021 às 15:30

Silval, Riva e Sérgio Ricardo prestam depoimento sobre compra de vaga no TCE

As oitivas serão realizadas de forma virtual, tendo em vista pandemia da covid-19

Kamila Arruda

Silval, Riva e Sérgio Ricardo prestam depoimento sobre compra de vaga no TCE

Foto: TCE-MT

O ex-governador Silval Barbosa e o ex-presidente da Assembleia Legislativa José Riva serão ouvidos na próxima segunda-feira (30) em audiência relativa à ação penal que investiga a compra de vaga no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT).  

O juiz da Vara Especializada em Ação Cível Pública, Bruno D'Oliveira Marques, também colherá na ocasião o depoimento do conselheiro afastado Sérgio Ricardo, que figura como réu no processo, uma vez que teria sido diretamente beneficiado pelo suposto esquema.

As oitivas serão realizadas de forma virtual, em razão da pandemia de covid-19. Além disso, não poderão ser acompanhadas pela imprensa, tendo em vista que Silval e Riva são delatores, e suas colaborações premiadas correm em sigilo.

Na ação penal, Sérgio Ricardo figura como réu, e Silval e Riva como colaboradores do Ministério Público do Estado (MPE). Apesar de eles também terem participado da negociação que culminou na compra de uma cadeira no Tribunal de Contas pelo valor de R$ 12 milhões, eles firmaram um acordo de delação e serão ouvidos como “testemunhas”.

As negociações em torno da compra da vaga teriam iniciado no ano de 2009, época em que Blairo Maggi respondia pelo Governo do Estado. O principal beneficiário do esquema teria sido Sérgio Ricardo, que em 2012 assumiu uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas. 

Atualmente, ele está afastado das funções por determinação da Justiça, justamente por suspeita de envolvimento neste esquema. O conselheiro foi denunciado pela prática de corrupção ativa e por lavagem de dinheiro. O fato passou a ser investigado por meio da Operação Ararath no ano de 2014. 

 
Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet