Cuiabá, terça-feira, 16/04/2024
18:00:53
informe o texto

Notícias / Judiciário

29/08/2021 às 08:08

Líder do Comando Vermelho preso em operação da PJC tem recurso negado no STF

Janderson é um dos alvos da “Operação Red Money”, que atacou o patrimônio e descapitalizou a facção criminosa

Débora Siqueira

Líder do Comando Vermelho preso em operação da PJC tem recurso negado no STF

Foto: Reprodução

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF) negou seguimento do Habeas Corpus impetrado pela defesa de Janderson dos Santos Lopes (Cowboy), apontado como uma das lideranças do Comando Vermelho que foi condenado a 21 anos de reclusão em regime fechado. A defesa alegou que o cliente está sofrendo flagrante constrangimento ilegal em petição interposta no Supremo no dia 19 de agosto.
 
Janderson é um dos presos da “Operação Red Money” que cumpriu 94 mandados de prisão preventiva contra membros de uma facção criminosa em agosto de 2018, cuja as lideranças, incluisve Janderson, estão presos na Penitenciária Central do Estado (PCE). A investigação iniciou em 2017 e atacou o patrimônio e descapitalizou a facção criminosa.
 
O Comando Vermelho tinha organizado um sistema de arrecadação financeira próprio, utilizando empresas de fachadas, contas bancárias de terceiros, parentes de presos, entre outros. Foram identificadas três fontes principais de recursos: mensalidade paga pelos faccionados, cadastramento e mensalidades pagas por traficantes ou por cada ponto de venda de droga, conhecidas por “biqueiras” e a cobrança de “taxa de segurança” de comércios (extorsão de comerciantes).
 
A defesa questionou e pediu perícia de voz (fonográfica) e nova oitiva da testemunha Francisco dos Santos Lopes, vulgo “Brasília”, evitando-se o cerceamento de sua defesa. Contudo, a Procuradoria-Geral de Justiça, em parecer da lavra do douto Procurador de Justiça, manifestou-se pela improcedência da Ação de Revisão Criminal ajuizada, o que foi atendido, à unanimidade, pelo Tribunal de Justiça.

 
Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real
 

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet