Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
04:27:55
informe o texto

Notícias / Geral

01/09/2021 às 12:29

Estudo fará raio-x dos casos de covid em cidades de MT

O estudo fará um retrato de quantas pessoas estiveram em contato com o vírus da covid , em qual momento esse contato ocorreu e como os anticorpos da doença foram adquiridos

Paulo Henrique Fanaia

Estudo fará raio-x dos casos de covid em cidades de MT

Foto: Secom-MT

Foi lançado nesta quarta-feira (1º), a segunda fase do estudo que visa fazer um raio-x dos casos de covid-19 nas capitais e regiões metropolitanas do Brasil. A pesquisa denominada de PrevCov tem parceria do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Fiocruz.
 
De acordo com a Técnica do Ministério da Saúde, Magda Duarte, a prevalência é um retrato de quantas pessoas estiveram em contato com o vírus da covid e em qual momento esse contato ocorreu e como os anticorpos da doença foram adquiridos.

“Nossa intenção é entender um recorte de pessoas que tiveram contato com o vírus e como ele se comportou, se gerou síndrome gripal, se gerou síndrome respiratória aguda grave, uma internação, ou qualquer outra sequela mais grave”, disse Magda Duarte.
 
O estudo começará a partir da semana que vem e será feito em Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger, cidades escolhidas tendo em vista a representatividade dos municípios e sua população. Serão visitadas 1.233 residências e coletadas 4.193 amostras sanguíneas.

As amostras serão coletadas pelos agentes comunitários de saúde credenciados pelo Ministério da Saúde e serão enviadas ao laboratório da Fiocruz para análise. A previsão é de que as coletas sejam realizadas até o dia 30 de setembro.
 
A escolha das pessoas participantes se deu a partir de uma amostra do IBGE. Elas foram sorteadas a partir do método proposto pela instituição. Os dados coletados ficarão disponíveis por cinco anos para futuras pesquisas.
 
De acordo com o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, o estudo irá ajudar a entender todo o quadro de infecções da covid-19, com informações que poderão ser usadas no combate prévio da doença.

“Esse é um banco de dados robusto, com coleta de sangue de mais de 200 mil pessoas em todo o Brasil, que vai estar disponível para uma série de estudos científicos. Todos os entrevistados que serão visitados tiveram um contado prévio com os pesquisadores. Se mesmo assim o cidadão se recusar a participar, é feito um novo sorteio e escolhido um novo participante. É uma pesquisa com segurança chancelado pelo Ministério da Saúde”, ressalta o secretário.
 
A técnica do Mistério da Saúde ressalta que se as pessoas escolhidas para participar da pesquisa não se sentirem confortáveis em fazer a coleta de sangue em casa, ela irá receber um voucher do laboratório e poderá realizar a coleta em uma das unidades participantes.

 
Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real
 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet