Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
03:13:12
informe o texto

Notícias / Política

05/09/2021 às 18:50

Em Roma, diretor-geral da OMS elogia Queiroga por vacinação no Brasil

O ministro da Saúde viajou à Itália na sexta-feira (3/9) para reunião com os ministros da Saúde do G20

Metrópoles

Em Roma, diretor-geral da OMS elogia Queiroga por vacinação no Brasil

Foto: Divulgação

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que está em Roma para reunião com os ministros da Saúde do G20, foi elogiado pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, que o parabenizou pelos bons resultados do programa de vacinação contra a Covid-19 no Brasil. Adhanom e Queiroga reuniram-se na manhã deste domingo (5/9), após a abertura da solenidade.
Durante o encontro, o diretor da OMS também felicitou o Brasil pela perspectiva de transição de país importador de vacinas a país exportador de imunizantes em três plataformas tecnológicas: a de vírus inativado, a de vetor viral recombinante e a de RNA mensageiro (mRNA).

No Brasil, duas instituições públicas já fabricam vacinas a partir de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) estrangeiro e, graças a um acordo de transferência de tecnologia, em breve a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, passará a produzir doses com o IFA próprio e 100% nacional.

Recentemente, a empresa farmacêutica brasileira Eurofarma e a americana Pfizer firmaram um acordo para que o imunizante de mRNA possa ser produzido em solo brasileiro, trazendo investimento para o país e inserindo o Brasil como o foco dos negócios da empresa na América do Sul.

“O complexo econômico-industrial de saúde do Brasil tem capacidade produtiva, competência técnica, ambiente regulatório seguro e ampla experiência para servir como hub regional na produção de insumos para a América Latina e Caribe”, pontuou Queiroga.

O ministro Marcelo Queiroga também ressaltou a adaptação e uso dos parques industriais veterinários para a fabricação de imunobiológicos para humanos, o que pode ampliar a capacidade nacional, atrair investimentos e ajudar os países que estão em dificuldade quanto à aquisição de doses a imunizar suas populações.

No dia 30 de agosto, Queiroga antecipou que, em seu discurso na solenidade, diria que o Brasil é um “case de sucesso” da vacinação contra a Covid-19. “O Brasil já passa a ser um case de sucesso na área de vacinação, sobretudo do prestígio às nossas Unidades Básicas de Saúde, onde, por vários dias, superamos mais de 2 milhões de doses aplicadas”, disse o chefe da pasta.

Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet