Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
17:07:07
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

10/09/2021 às 09:45

Sicredi vence prêmio de inovação no agronegócio

Case de gestão rural, que leva tecnologia a mais de 500 produtores associados, é reconhecido na primeira edição do AgTech Garage Awards

Leiagora

Sicredi vence prêmio de inovação no agronegócio

Foto: Assessoria

O Sicredi é vencedor do AgTech Garage Awards, premiação realizada por um dos maiores hubs de inovação da América Latina para o agrobusiness, o AgTech Garage. O case premiado envolve o desenvolvimento de uma ferramenta para gestão rural, construída em parcerias com a startup Elysios, na primeira edição do programa de potencialização de startups, o Intensive Connection.

A escolha se deu por meio do voto popular durante o AgTech Meeting, e o anúncio da conquista foi recebido com entusiasmo pelo Sicredi, como comenta Gustavo de Castro Freitas, Diretor Executivo de Crédito. “Trata-se de um reconhecimento à nossa estratégia de incentivar ações que levam tecnologias para o produtor rural, em especial aos médios e pequenos, por meio de ações potencializadas pelas nossas cooperativas e centrais. Entendemos que esse é o caminho para ajudarmos a tornar o setor mais forte, produtivo e próspero. Também é importante agradecer à Elysios, com quem desenvolvemos essas soluções que favorecem a agricultura familiar e com a qual dividimos essa conquista”, celebrou Gustavo.

Fazer uma ponte entre a inovação e o campo é um compromisso do Sicredi. E a história desse case começou em 2019, quando a instituição financeira cooperativa selecionou duas startups com base no desafio “Empoderamento do produtor rural com acesso a novas tecnologias”, para que apoiassem no desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicáveis no campo. A Elysios foi a startup escolhida e apoiou na construção de ferramentas como aplicativos e softwares que ajudam agricultores a modernizar seus processos.

A ação já beneficiou mais de 500 produtores rurais, associados do Sicredi, em mais de 2.500 hectares de terra, por meio da implementação de um caderno de campo digital com a finalidade de armazenar dados de manejo que antes ficavam em blocos de papel e planilhas. Os pioneiros na utilização do sistema foram os agricultores da Cooperativa Sicredi Serrana, que adotaram a solução no cultivo de frutas, verduras e legumes.

Atualmente, cerca de 10 cooperativas ligadas ao Sicredi estabeleceram parceria com a Elysios, buscando a implementação da ferramenta na otimização dos processos e que tem se mostrado eficaz na prática, com o aumento do acesso a mercados com a valorização dos produtos e a redução de custos graças à organização das planilhas.
 
Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
 
*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

O Sicredi Centro Norte, que abrange os estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre e Amazonas, tem mais de 600 mil associados, com 202 agências em 154 municípios.

Sobre o AgTech Garage

O AgTech Garage é um hub de inovação especializado no agronegócio. Criado em 2017, conta hoje com mais de 40 grandes empresas parceiras, líderes em seus segmentos e mais de 750 startups conectadas em sua comunidade virtual. Pioneiro em fomentar a prática da inovação aberta no agronegócio, suas iniciativas, práticas e ferramentas são responsáveis por impulsionar a competitividade de seus parceiros na construção de produtos e serviços inovadores para uma cadeia agroalimentar cada vez mais digital e sustentável.

 
Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real 
 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet