Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
11:55:48
informe o texto

Notícias / Geral

12/09/2021 às 16:36

Defesa Civil realiza ações de monitoramento para prevenir desastres naturais

Em tempos de estiagem o trabalho da Defesa Civil, além do combate aos incêndios em vegetação, inclui informar e orientar o cidadão

Leiagora

Defesa Civil realiza ações de monitoramento para prevenir desastres naturais

Foto: Luiz Alves

Depois de 88 dias, Cuiabá registrou na madrugada da última quinta-feira (9), as primeiras chuvas. No pluviômetro da Defesa Civil foi registrado 10mm de precipitação enquanto em outros três pontos da cidade monitorados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), na Prefeitura de Cuiabá, e nos bairros Cohab e Liberdade, foram registrados respectivamente, 9 mm, 10mm e 43 mm. 

A Defesa Civil, entretanto, alerta a população para que continue mantendo os cuidados. Isso porque a previsão é de que nos próximos dias, o calor deve voltar com força.

Além de combater os incêndios em vegetação em apoio ao Corpo de Bombeiros Militar, uma das ações da Defesa Civil neste período é manter a população informada e em estado de alerta.

De acordo com o diretor da Defesa Civil Municipal, José Pedro Ferraz Zanetti isso é importante diante do comportamento extremo do clima nesta temporada de estiagem. Para se ter uma ideia, de acordo com o Inmet, a mais alta temperatura registrada este ano na cidade, foi de 43.7ºC, no dia 30 de agosto. Em relação as chuvas, a última registrada foi no dia 11 de junho, sem falar na baixa umidade relativa do ar que já chegou a 13%, em 13 de julho e os dias de altas temperaturas estão longe de acabar, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de que os termômetros cheguem até domingo, aos 41º C.

“Os agentes de Defesa Civil atuam em ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas, visando evitar ou minimizar os desastres e seus impactos para a população. Tanto em ações de combate aos incêndios florestais, chuvas intensas, desastres ou temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar, nosso objetivo é reduzir os riscos para a população”, destacou José Pedro Zanetti.

O diretor lembrou outra ação importante realizada pela Defesa Civil durante todo o ano, o monitoramento do Rio Cuiabá e fez uma orientação à população. “Apesar de não termos registros ainda de uma situação crítica em relação a cota do Rio Cuiabá, devemos adotar medidas de economia em relação ao uso da água diante da estiagem forte que estamos observando este ano”, explicou José Pedro Zanetti.

Alertas

José Pedro Zanetti explicou que a nível local, a Defesa Civil replica os alertas emitidos pelo órgão nacional. O sistema de alerta funciona por meio do SMS e as mensagens de texto não necessitam de conexão com a internet. Para se cadastrar basta enviar uma mensagem para o número 40199 com o CEP da sua residência ou região de interesse. Esse serviço é gratuito. “É importante que a população seja informada para que possa tomar as providencias necessárias”, disse o diretor.

Localmente, a Defesa Civil de Cuiabá ainda disponibiliza um atendimento ativo, por meio do número de WhatsApp, (65) 99310 8810, para o recebimento de denúncias em casos queimadas urbanas, invasões de áreas de risco, crimes ambientais e outras situações de risco.  O serviço funcionará 24 horas por dia e os atendimentos das demandas, durante a semana, em horário comercial.

 
Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real
 
Assessoria Prefeitura de Cuiabá
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet