Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
03:32:39
informe o texto

Notícias / Política

16/09/2021 às 11:48

Vereador apresenta requerimento para instaurar CPI da Águas Cuiabá

O requerimento é motivado pelas inúmeras reclamações e denúncias envolvendo a empresa responsável pelo abastecimento de água e rede de esgoto da capital

Alline Marques

Vereador apresenta requerimento para instaurar CPI da Águas Cuiabá

Foto: Câmara de Cuiabá

A Câmara de Cuiabá pode instaurar mais uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Desta vez, o alvo é a concessionaria de saneamento da capital, Águas Cuiabá. O vereador Marcus Brito Junior (PV) apresentou durante a sessão ordinária desta quinta-feira (16) um requerimento que visa investigar o cumprimento do contrato por parte da empresa.

Segundo o parlamentar, o requerimento é motivado pelas inúmeras reclamações e denúncias envolvendo a empresa responsável pelo abastecimento de água e rede de esgoto da capital.

Diante disso, a intenção do vereador é verificar se o contrato firmado entre o município e a Águas Cuiabá está sendo cumprindo, levando em consideração investimento, prazos, obras e demais itens que foram pactuados.

Também pretende apurar a qualidade dos serviços prestados pela concessionária. “A medida ainda se justifica pelas inúmeras reclamações que munícipes realizam sobre a qualidade dos serviços prestados pela concessionária, tais como o refazimento de obras que já foram executadas, o estado em que a Águas Cuiabá deixam a pavimentação das vias públicas após intervenções”, diz trecho do requerimento.

Conforme o Regimento Interno do Parlamento Municipal, para garantir a instauração de uma CPI na Câmara de Cuiabá são necessárias nove assinaturas, o equivalente a um terço dos parlamentares.

“Todos os vereadores recebem denúncias e queixas envolvendo a Águas Cuiabá. Estou propondo uma investigação séria e transparente que vá responder aos questionamentos da população cuiabana, e espero contar com o apoio dos colegas vereadores”, disso Brito Junior.

O parlamentar afirma que a investigação ainda levará em consideração o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmando com o Estado de Mato Grosso, o Município de Cuiabá e a Concessionária Águas Cuiabá S/A para resolver a questão do lançamento de esgoto, por órgãos públicos e privados, na lagoa do Parque das Águas, um dos principais cartões-postais da capital.

Por fim, cita o artigo 34ª da Lei nº 8.987 de 1995, o qual prevê intervenção em caso de descumprimento contratual.

Atualmente, o Parlamento Municipal possui três CPIs em andamento. Trata-se da CPI dos Medicamentos Vencidos, CPI da Sonegação Fiscal e a CPI dos Contratos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet