Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
06:27:40
informe o texto

Notícias / Geral

18/09/2021 às 08:08

Campanha de Multivacinação em Várzea Grande

A cidade também irá reforçar a campanha de vacinação da gripe Influenza

Leiagora

Campanha de Multivacinação em Várzea Grande

Foto: Assessoria

O município de Várzea Grande inicia, neste sábado (18), a Campanha de Multivacinação, ofertando doses de Pentavalente, que garante proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b (responsável por infecções no nariz e na garganta), meningite; Pneumocócica; VIP ou VOP que protege contra a Poliomielite ou paralisia infantil e a Tríplice Viral, com foco na atualização das cadernetas de crianças, menores de cinco anos. 

A cidade também irá reforçar a campanha de vacinação da gripe Influenza.

A vacina contra a gripe Influenza é indicada para pessoas com mais de seis meses e apenas deve se ter o cuidado de receber a vacina com intervalo de 15 dias, se foi imunizado contra a covid-19 ou vice-versa.

O município está reservando dois sábados: este sábado (18) e dia 25, com atendimento das 7h30 às 17h, em 20 locais que cobrem toda a cidade. 

Estarão abertas para a ação as seguintes unidades básicas de saúde: 

 
  • Centro de Saúde do Água Limpa;
  • Centro de Saúde Cohab Cristo Rei; 
  • Centro de Saúde Jardim Imperial; 
  • Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia;
  • Clínica de Atenção Primária 24 de Dezembro; 
  • Clínica de Atenção Primária Jardim Glória;
  • Clínica de Atenção Primária Marajoara; 
  • Clínica de Atenção Primária Parque do Lago; 
  • ESF - Estratégia Saúde da Família Água Vermelha; 
  • ESF - Estratégia Saúde da Família Aurília Sales Curvo; 
  • ESF Capão Grande; 
  • ESF Manaíra;
  • ESF Manga; 
  • ESF São Mateus; 
  • ESF Unipark;
  • ESF Vila Arthur; 
  • Unidade Básica de Saúde do Construmat; 
  • UBS Jardim Eldorado; 
  • UBS Ouro Verde; 
  • UBS Santa Isabel

O público-alvo da campanha contra poliomielite são crianças de 1 ano a menores de 5 anos, que devem receber a Vacina Oral de Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada de Poliomielite (VIP), do esquema básico de vacinação. As demais vacinas conforme as indicações do calendário nacional de vacinação.

De acordo com o secretário de Saúde Gonçalo de Barro, o órgão terá um ponto de vacinação contra a covid-19, neste sábado (18), nas Clínicas Médicas do Universidade Federal de Várzea Grande (Univag), em ponto fixo, para as pessoas confirmadas e agendadas, e as acima de 18 anos que ainda não receberam a primeira dose.

"Vinte Unidades Básicas de Saúde irão funcionar na realização da Campanha de Multivacinação. Queremos neste dia que cada pai, cada mãe, cada parente, faça sua parte no processo e leve sua criança à unidade de saúde para que possa ser imunizad. Estas vacinas são básicas, fazem parte da cobertura vacinal das crianças, e protegem de várias doenças. Já a vacina da Influenza está liberada para a população em geral maior de 6 meses. É importante observar o intervalo de 14 dias, após ter tomado a vacina contra a covid-19, para então poder tomar a vacina da influenza”, disse o secretário.

Ele reforçou que o objetivo desta ação é resgatar o sentimento de segurança de pais e responsáveis em relação à saúde dos seus filhos. ”As vacinas são seguras e protegem de doenças, como exemplo claro da poliomielite, que está erradicada no Brasil, em decorrência da disponibilidade da vacina. Vamos continuar vacinando nossa população contra a covid-19, sem descuidar das nossas crianças, que necessitam desta atenção da Saúde Pública”, alertou.

Barros aproveitou para lembrar que a prioridade determinada pelo prefeito Kalil Baracat é da imunização de todas as pessoas, por isso a Secretaria Municipai de Saúde tem trabalhado em diversas frentes, não apenas contra a covid-19.

Gonçalo de Barros esclareceu ainda que a Rede Pública Municipal, está preparada para realizar a Campanha de Multivacinação de forma segura, a fim de se evitar aglomeração das pessoas, o que promove a transmissão da covid-19.

Segundo ele, todas as medidas de biossegurança e as orientações dadas as equipes das unidades que aplicarão a vacina, estão garantindo a administração das vacinas em locais abertos e ventilados; disponibilizarão local para lavagem das mãos e álcool em gel; orientarão que somente um familiar acompanhe a pessoas a ser vacinada e realizar a triagem de pessoas com sintomas respiratórios antes da entrada no ambiente da vacinação, o que terá cuidado especial.

"Diante destas medidas adotadas, os pais podem levar suas crianças com tranquilidade às unidades de saúde neste sábado (18) para se vacinarem”, garantiu o secretário municipal de Saúde Gonçalo de Barros.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet