Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
12:58:20
informe o texto

Notícias / Geral

19/09/2021 às 16:18

Estudos sobre estoque de carbono podem gerar renda para indígenas de MT

Projeto Poço de Carbono está sendo realizado junto com o povo Xavante da Aldeia Belém, em Canarana

Leiagora

Um projeto piloto está fazendo estudos sobre a quantidade de carbono em áreas indígenas, com foco em gerar créditos de carbono a serem vendidos no mercado mundial, com renda extra para indígenas.

Trata-se do projeto Poço de Carbono Aldeia Belém, que integra o Projeto Aldeia Sustentável - A’uwë Uptabi, elaborado pelo Instituto Kurâdomôdo Cultura Sustentável de Cuiabá, em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

As pesquisas sobre a quantidade de carbono estocado estão sendo realizadas na Terra Indígena Pimentel Barbosa (Aldeia Belém), do povo Xavante, em Canarana (834km de Cuiabá), por pesquisadores do Laboratório de Ecologia Vegetal do campus da Unemat de Nova Xavantina, liderados pelo doutor em Ecologia, Ben Hur Marimon Júnior.

Os estudos, que tiveram início em maio deste ano e a fase de coleta finalizada em agosto, contribuíram com inventários da vegetação, solos e raízes para cálculo do estoque de carbono em uma área de 1.650 hectares de cerrado, campos inundáveis e florestas de galeria na Terra Indígena.

De acordo com o professor Ben Hur, os resultados preliminares revelaram estoques de carbono na vegetação que poderão gerar renda significativa aos indígenas. “Ainda são muito poucos os povos indígenas no Brasil que estão recebendo dividendos por conta do estoque de carbono, justamente pela carência de projetos e estudos como os que estão sendo realizados por meio dessa parceria científica entre o Instituto Kurâdomôdo e a Unemat”, ressalta Ben Hur.

A coordenação do Projeto Aldeia Sustentável - A’uwë Uptabi é feita pela engenheira florestal, mestre Cleide Arruda, e pelo consultor científico e professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), doutor Roberto Silveira.

O projeto tem como objetivo valorizar a floresta em pé, a restauração florestal e a produção sustentável, com uma proposta de redução das emissões de CO2 pelas queimadas. A atual etapa na Aldeia Belém é um estudo piloto que poderá ser replicado às outras demais 17 aldeias da Terra Indígena Pimentel Barbosa.

O Projeto Aldeia Sustentável - A’uwe Uptabi tem financiamento do Programa Global REDD Early Movers (REM) desde Dezembro/2020. O REM é executado em parceria com o Governo de Mato Grosso e conta com diversos outros parceiros, como UKaid from the British People, KfW, e tem como gestor financeiro o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

 
Da Unemat
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet