Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
03:40:17
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

20/09/2021 às 11:47

Mendes sai de cima do muro e reclama: Bolsonaro acusa para não ser acusado

O governador também assinou carta dos governadores em que afirma, que a alta no preço do combustível se trata de um problema nacional

Alline Marques

Mendes sai de cima do muro e reclama: Bolsonaro acusa para não ser acusado

Foto: Reprodução

O governador Mauro Mendes (DEM) assinou a carta dos governadores em que afirmam que a alta dos preços dos combustíveis “se trata de um problema nacional” e não tem relação com o ICMS. O democrata, que costuma ser mais contido quando o assunto são as declarações do presidente Jair Bolsonaro, demonstrou clara insatisfação com as acusações que vem sendo feitas sucessivamente contra os estados. 

“Ele (Bolsonaro) acusa os outros para não ser acusado”, declarou Mendes durante entrevista na Rádio Capital, na manhã desta segunda-feira (20) ao ser questionado por uma ouvinte sobre o preço do combustível. Mendes ainda aproveita para deixar claro que desde o início ano até hoje a Petrobrás já aumento o preço na refinaria em 51%. 

A autarquia é comandada pelo governo Federal e 90% do Petróleo é produzido no Brasil, portanto não justifica ter uma política de preço pautada no dólar, como ocorre atualmente. É o que defende o governador que desafiou Bolsonaro a reduzir pela metade o preço imposto pela Petrobrás, que em três meses obteve um lucro de R$ 42 milhões. 

Mauro aproveitou para deixar pontuar ainda para onde vai o dinheiro que entra da Petrobras. Segundo ele, 40% das ações da estatal são de investidores estrangeiros que ficam com os recursos. 

“O presidente podia fazer a parte dele, reduzir pela metade, abaixa o preço lá que vai abaixar na bomba. Há mais de 10 anos não tem mudança na alíquota do ICMS do combustível em Mato Grosso”, explicou.  

Mauro também disse que o estado pratica a menor taxa de ICMS do gás de cozinha com 12%. “Falar mentira nas redes sociais é muito fácil”, comentou sem dar nomes sobre quem produz as mentiras. 

“A questão do ICMS é uma grande mentira que inventaram. O estado de Mato Grosso tem o menor ICMS do Brasil para o etanol, o gás de cozinha também. Agora se eu pudesse zerava, mas eu não posso, tem uma lei federal que proíbe os governadores e a Assembleia de fazer isso. É ilegal e não vou fazer nada que não tem amparo na lei, e pagar por isso, por atos errados”, afirmou. 

De acordo com Mendes, para reduzir a alíquota do ICMS do combustível precisa de autorização do Confaz.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Everton 20/09/2021 às 00:00

    Só falta a impressa começar a confrontar os Governadores.... Porque vocês não faz o levantamento dos preço da gasolina, porque na Petro sai a 2,00

 
Sitevip Internet