Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
20:38:23
informe o texto

Notícias / Política

21/09/2021 às 11:23

Bancada federal vai buscar a duplicação da BR-163 até Sinop

Após a ferrovia, senador Jayme Campos já adiantou que a próxima empreitada é lutar pela duplicação da BR-163

Da Redação - Débora Siqueira / Reportagem Local - Angélica Callejas

Bancada federal vai buscar a duplicação da BR-163 até Sinop

Foto: Angélica Callejas

Se a conjunção de esforços da Assembleia Legislativa, Governo de Mato Grosso e bancada federal garantiu a ordem de serviço tornando a Ferrovia Estadual uma realidade, o senador Jayme Campos (DEM) anunciou que a próxima empreitada é brigar pela duplicação da BR-163 do trevo do Lagarto, em Várzea Grande até Sinop, cerca de 500 km de trajeto.
 
“Eu sou a favor de tudo o que for bom para Mato Grosso, Fico, Ferrogrão, temos que concluir a BR-158 a BR-242, uma das próximas empreitadas que vou pegar agora na unha e no dedo é a duplicação da BR-163 de Várzea Grande a Sinop. Não é possível mais aquele caça níquel que daqui a pouco o pedágio estará mais caro que o frete do transportador. É roubar a quem trabalha”, discursou durante o ato de assinatura da Ferrovia Estadual, no Centro de Eventos de Cuiabá na segunda-feira (20).
 
Jayme Campos aproveitou o momento e conclamou prefeitos, senadores, deputados estaduais e federais, além do governador Mauro Mendes (DEM) a irem até o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para conseguir a obra.
 
Obra demorada
 
Os 168 quilômetros de duplicação do trecho entre Rondonópolis e Cuiabá foram inaugurados no dia 20 de agosto de 2021. A obra de duplicação deveria ter sido concluída pela Rota Oeste em 2019. A empresa que assinou contrato de concessão em 2013, com início das obras em 2014 tinha cinco anos para duplicar o trecho entre Rondonópolis e Sinop. O contrato é para exploração do trecho por 30 anos.
 
A duplicação reduz os riscos de acidentes e mortes na estrada. De acordo com Dnit, no primeiro semestre de 2021, mais de 30 mil veículos trafegaram diariamente no trecho da BR-163/364/MT, entre Cuiabá e Rondonópolis. Também foi identificado que com a conclusão dos primeiros trechos de duplicação da rodovia houve redução de 64% no número de acidentes, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, passando de mais de 800 para cerca de 300 no último ano.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet