Se a conjunção de esforços da Assembleia Legislativa, Governo de Mato Grosso e bancada federal garantiu a ordem de serviço tornando a Ferrovia Estadual uma realidade, o senador Jayme Campos (DEM) anunciou que a próxima empreitada é brigar pela duplicação da BR-163 do trevo do Lagarto, em Várzea Grande até Sinop, cerca de 500 km de trajeto.
“Eu sou a favor de tudo o que for bom para Mato Grosso, Fico, Ferrogrão, temos que concluir a BR-158 a BR-242, uma das próximas empreitadas que vou pegar agora na unha e no dedo é a duplicação da BR-163 de Várzea Grande a Sinop. Não é possível mais aquele caça níquel que daqui a pouco o pedágio estará mais caro que o frete do transportador. É roubar a quem trabalha”, discursou durante o ato de assinatura da Ferrovia Estadual, no Centro de Eventos de Cuiabá na segunda-feira (20).
Jayme Campos aproveitou o momento e conclamou prefeitos, senadores, deputados estaduais e federais, além do governador Mauro Mendes (DEM) a irem até o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para conseguir a obra.
Obra demorada
Os 168 quilômetros de duplicação do trecho entre Rondonópolis e Cuiabá foram inaugurados no dia 20 de agosto de 2021. A obra de duplicação deveria ter sido concluída pela Rota Oeste em 2019. A empresa que assinou contrato de concessão em 2013, com início das obras em 2014 tinha cinco anos para duplicar o trecho entre Rondonópolis e Sinop. O contrato é para exploração do trecho por 30 anos.
A duplicação reduz os riscos de acidentes e mortes na estrada. De acordo com Dnit, no primeiro semestre de 2021, mais de 30 mil veículos trafegaram diariamente no trecho da BR-163/364/MT, entre Cuiabá e Rondonópolis. Também foi identificado que com a conclusão dos primeiros trechos de duplicação da rodovia houve redução de 64% no número de acidentes, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, passando de mais de 800 para cerca de 300 no último ano.