Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
09:19:58
informe o texto

Notícias / Judiciário

21/09/2021 às 19:55

Botelho tem dois votos para reassumir presidência da AL

Ministro Gilmar Mendes apresentou pedido de vista

Kamila Arruda

Botelho tem dois votos para reassumir presidência da AL

Foto: Fablicio Rodrigues / ALMT

O julgamento do mérito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) referente à eleição para presidência da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), em trâmite no Supremo Tribunal Federal (STF), foi adiado. Isso decorre de um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes.

O fato gerou curiosidade, uma vez que na semana passada o integrante do colegiado proferiu seu voto e foi contra ao posicionamento do relator do processo, ministro Alexandre de Moraes.

Leia também - Julgamento de ação no STF sobre reeleição na Mesa Diretora da AL está empatado

Mendes se posicionou a favor da volta do deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) à presidência do Parlamento de Mato Grosso. Outro que também votou nesse sentido foi Ricardo Lewandowski. 

Diante do pedido de vista, o processo deve voltar novamente a pauta de votação nesta sexta-feira (24).

Moraes foi quem barrou a reeleição de Botelho  no ano passado. Por meio de uma decisão liminar, ele decidiu que a eleição da Mesa Diretora deve possibilitar apenas uma recondução sucessiva aos mesmos cargos e determinou a suspensão da eleição que reconduziu Botelho ao terceiro mandato consecutivo, realizada em junho de 2020.

Ao que parece, o democrata não está preocupada com a questão. Em entrevista à imprensa nesta semana, ele disse que está tranquilo e garante que está bem exercendo o cargo de primeiro-secretario. Contudo, garante que irá assumir o posto, caso seja o entendimento do Supremo.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet