Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
08:36:52
informe o texto

Notícias / Política

27/09/2021 às 07:25

LDO unifica RGA de todos os Poderes e reajuste será de 6,05% em 2022

O percentual será incluso na Lei de Diretrizes Orçamentária de 2022 por meio de emenda parlamentar

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

LDO unifica RGA de todos os Poderes e reajuste será de 6,05% em 2022

Foto: AL-MT

Em 2022, todos os servidores do Executivo, Legislativo e Judiciário receberão o mesmo percentual de Revisão Geral Anual (RGA). À imprensa, a deputada estadual Janaína Riva (MDB) informou que será fixado em 6,05% para o funcionalismo público de todos os poderes.

“Na verdade, a RGA vai ter que ser concedida aos servidores de forma unânime. Então, não tem mais como fazer diferencial de RGA entre servidores do Poder Judiciário, Legislativo e Executivo.  Então, o percentual de RGA fixado vai ser o mesmo de todos os poderes”, explicou a emedebista, na manhã desta quarta-feira (22).

Leia também - Votação da LDO é adiada mais uma vez na Assembleia

O percentual será incluso na Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) de 2022 por meio de emenda parlamentar. Essa medida é fruto de uma negociação dos parlamentares junto ao Governo do Estado, pois a peça orçamentária encaminhada pelo governador Mauro Mendes (DEM) ao Parlamento Estadual previa o pagamento de 5,05% da RGA.

Além do aumento do percentual, deputados da base governista garantiram um acordo quanto ao reajuste salarial de diversas categorias do Estado. “Já temos uma discussão interna entre os deputados, poucas emendas serão pedidas destaque. Acredito que a maioria serão emendas da oposição, porque já existem negociações paralelas, inclusive com relação à carreira, onde nós entendemos também que precisa ser feito um estudo mais aprofundado, para que se corrija primeiramente as carreiras que estão mais defasadas”, explicou a deputada.

De acordo com Janaina, isso será feito no próximo ano. “Não adianta hoje aprovar hoje uma legislação de aumento real para todos de  imparidade. Nós vamos continuar a aumentar as desigualdades entre as carreiras. Essas coisas têm que ser corrigidas. E os deputados entendem que teremos que fazer isso a partir do ano que vem com projetos de leis específicos para cada carreira”, completou.

A LDO deveria ser apreciada pelo Legislativo de Mato Grosso em sessão ordinária nesta quarta (22). Contudo, como previu Janaina frisa, pedidos de vista adiaram a votação novamente. Os pedidos partiram dos deputados estaduais Ulysses Moraes (PSL) e Dilmar Dal’Bosco (DEM), líder do governo na Casa de Leis.


 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet