Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
15:47:57
informe o texto

Notícias / Política

25/09/2021 às 15:42

Prefeitura cai no ranking e Seduc lidera em obras paradas no Estado

Município de Rondonópolis alimentou o sistema Geo-Obras e caiu para 16ª posição

Débora Siqueira

Prefeitura cai no ranking e Seduc lidera em obras paradas no Estado

Foto: Thiago Bergamasco/TCE

A Prefeitura de Rondonópolis intensificou os trabalhos de atualização do Sistema Geo-Obras e caiu para a 16ª posição no ranking de obras paradas no Estado. Em julho, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) tornou pública a existência de mais de 3 mil obras paralisadas no Estado e que Rondonópolis liderava o ranking, com 269 empreendimentos.
 
Com a atualização, o município caiu para 39 obras paradas. Agora, quem lidera o ranking é a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com 118 obras paradas, seguida pela Prefeitura de Várzea Grande com 117 obras paralisadas. Ao todo, são 2.510 obras iniciadas e sem continuidade em Mato Grosso.
 
Leia também – Rondonópolis lidera ranking estadual com mais de 250 obras paralisadas
 
O Radar Obras Paralisadas é mais um módulo do Sistema Radar de Controle Público. A ferramenta traz, com detalhes, valores gastos, tempo de paralisação e, inclusive, um "TOP 20" sobre as obras paradas.
 
Em visita a Rondonópolis na segunda-feira (21), o presidente do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, esteve reunido com o prefeito José Carlos do Pátio, que comentou sobre a intensificação do trabalho de atualização do sistema para tirar a cidade do topo do ranking de obras paralisadas.
 
“Fizemos um levantamento e constatamos que muitas obras constavam como paralisadas pela não alimentação do sistema. Intensificamos o trabalho de inserir os dados e agora só temos 39 e vai cair para aproximadamente 20. Estamos justificando, quero agradecer ao TCE-MT por ser orientativo, e ponderar para que continuem assim. O Tribunal de Contas procurou orientar mais os prefeitos que não tinham mais onde se apegar. A estrutura técnica que eles possuem contribue muito com os municípios. Temos percebido que o órgão de controle está se aproximando mais dos Poderes e dos gestores”, afirmou o prefeito.
 
De acordo com o presidente do TCE, o lançamento do Radar Obras Paralisadas foi fundamental para mostrar aos gestores a importância de alimentar os dados sobre as obras que estão sendo realizadas pelos municípios.
 
“Falhas no controle existem, mas quando você tem gestores bem intencionados e que querem dar transparência nas ações, as correções são realizadas e o trabalho flui. Ficamos felizes com a informação de que Rondonópolis não tem essa quantidade de obras paralisadas, que foi feito um mutirão pela equipe da prefeitura para atualizar os dados. Essa satisfação é benéfica para a sociedade, que vai ter acesso a mais obras”, disse Guilherme Maluf.
 
Desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TCE-MT e gerenciado pela Secretaria de Controle Externo (Secex) de Obras e Infraestrutura, o módulo utiliza informações do banco de dados do Sistema GEO-OBRAS do Tribunal, que são declaratórias e cadastradas pelas próprias unidades gestoras responsáveis pelo empreendimento, nas diversas fases do processo, quais sejam planejamento, licitação, contrato e execução da obra.

 
Com informações do TCE
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet