Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
07:34:44
informe o texto

Notícias / Política

25/09/2021 às 09:20

Ministro da Educação cumpre agenda em Mato Grosso na próxima semana

Milton Ribeiro visitará Rondonópolis, Sinop, Várzea Grande e Cuiabá entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro para cumprir agenda de inaugurações, visitas técnicas e posses de servidores

Alline Marques

Ministro da Educação cumpre agenda em Mato Grosso na próxima semana

Foto: Isac Nóbrega/PR

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, confirmou a visita a Mato Grosso entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro para cumprir agenda de inaugurações, visitas técnicas e posses de servidores em Rondonópolis e Cuiabá. A vinda do membro do primeiro escalão do governo Federal já havia sido anunciada pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e foi confirmada esta semana pelo senado Wellington Fagundes (PL). 

A expectativa do parlamentar é de que o ministro também aproveite a vinda para anunciar investimentos na educação no estado. Emanuel havia anunciado que Milton Ribeiro deve visitar a escola militar em Cuiabá, que é uma das referência na educação. 

Em Rondonópolis, está prevista a inauguração de uma usina fotovoltaica na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), além da reabertura, pós-reforma, do Restaurante Universitário e a posse de novos servidores, também da Federal do município. 

A posse desses funcionários atende um pedido feito por Wellington ao ministro Ribeiro, já que representa o último passo rumo à autonomia completa e ao pleno funcionamento da instituição.

O ministro já confirmou também a presença, no dia 29, em Sinop para participar de um audiência na Câmara Municipal em que irá debater a criação da Universidade Federal do Norte de Mato Grosso

Em seguida, a comitiva segue para Várzea Grande, onde assinará a ordem de serviço para retomada das obras do campus do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). 

Em Cuiabá, está prevista a visita às obras de reforma do anfiteatro do IFMT da capital e, em seguida, serão inauguradas salas de aula, laboratórios de informática e de química, com posterior homenagem aos servidores empossados como membros da Academia Mato-Grossense de Letras, História e Geografia.

Está prevista ainda a entrega de um bloco no centro de Medicina e Pesquisa com Animais (CEMPAS) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), além de uma usina fotovoltaica na instituição e de uma escola cívico-militar para a região. 

Apesar de a visita não se estender ao “Nortão” do Estado, Wellington também assegura que já trabalha com o ministro pela criação da Universidade Federal do Norte de Mato Grosso, com sede em Sinop.  “Já houve, inclusive, autorização do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Ribeiro para comunicar que o campus do município será emancipado da UFMT após a aprovação de um projeto de lei específico”, adiantou o senador.


Wellington é relator do Orçamento de 2022 para a Educação, e garante que em seu relatório destinará recursos para aumentar o acesso ao ensino técnico-profissionalizante, por meio da ampliação dos Institutos Federais, além de garantir a recomposição do orçamento para ampliação das universidades públicas. 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet