Cuiabá, sábado, 20/04/2024
12:32:49
informe o texto

Notícias / Judiciário

28/09/2021 às 07:42

Homem tenta recuperar joias apreendidas com tesoureiro de facção criminosa

As joias foram apreendidas pela Polícia Federal durante a “Operação Reditus”

Kamila Arruda

Homem tenta recuperar joias apreendidas com tesoureiro de facção criminosa

Foto: PF-MT

Um homem ingressou com um pedido na justiça pedindo a liberação de joias que foram apreendidos com suposto tesoureiro de uma facção criminosa durante a “Operação Reditus”, deflagrada pela Polícia Federal em dezembro de 2019.

Trata-se uma corrente Cartier de 15 gramas, uma corrente de 8 gramas e 60 cm, e uma corrente de 30 gramas e 60 cm com um pingente de letra  R de 05 gramas. O homem alega ser o legítimo proprietário das joias e apresentou, inclusive, as notas fiscais.

O Ministério Público Estadual (MPE) classificou o fato como “estranho”, pois “apesar do requerente ter apresentado nota fiscal do produto, o denunciado foi apontado na denúncia como 'tesoureiro' da facção criminosa, responsável inclusive pela lavagem e dissimulação de recursos financeiros de origem ilícita da organização criminosa”.

Diante disso, o representante ministerial pugnou pela intimação da defesa do denunciado, para que, no prazo de cinco dias, trouxesse aos autos justificativa e documentação, inclusive extratos bancários, se assim desejasse, que comprovasse a legítima propriedade e a origem lícita dos bens e valores em moeda corrente.

Por outro lado, a juíza Ana Cristina Mendes indeferiu o pedido de imediato, alegando que “os objetos pretendidos pelo Requerente foram apreendidos em posse do denunciado, os quais já foram objetos de análise por ocasião da sentença proferida nos Autos N°. 5090­79.2020.811.0042 ­ ID 614708, e foram dados perdimento em favor da União”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet