Cuiabá, domingo, 19/05/2024
19:51:40
informe o texto

Notícias / Geral

07/10/2021 às 18:00

Porto diz que Sintep não ouve municípios sobre redimensionamento das escolas

O secretário de Estado de Educação ainda afirma que rumores sobre o fechamento de unidades escolares estaduais não é verídico

Angélica Callejas

Porto diz que Sintep não ouve municípios sobre redimensionamento das escolas

Foto: Governo de MT

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, declarou que a falta de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) com os municípios é o que tem causado confusão sobre a municipalização das escolas estaduais.

“Fala pro Sintep ouvir os municípios, coisa que eles não estão fazendo. Sintep não vai na escola, Sintep não vai no município”, afirmou.

Segundo ele, todo o processo de redimensionamento tem sido discutido com 47 chefes do Executivo municipal de MT, que se mostraram favoráveis ao cumprimento do Decreto 723/2020. Alan ainda explica que alguns disseram não poder assumir a gestão de imediato, porém irão se organizar para tal.

“Quem que são os agentes das cidades? Quem é a autoridade máxima dentro das cidades? É o prefeito. Então nós estamos conversando com os prefeitos. Ontem mesmo eu já conversei com cinco prefeitos, hoje nós já conversamos com três prefeitos. A gente tá conversando com a autoridade no município”, pontuou.

Porto ainda afirma que rumores sobre o fechamento de unidades escolares estaduais não são verídico. Conforme o gestor, o que acontece é um problema de semântica com a palavra “desativação”. 

“Você tem um CNPJ que é vinculado ao estado. A partir do momento que a gestão vai acontecer através do município, tem um outro CNPJ. Então, eu tenho que desativar aquele CNPJ que está vinculado ao Estado e criar um CNPJ do município. O recurso do Fundeb sai do estado e vai para o município”.
 
Questionado sobre os professores destas escolas que passarão pela municipalização, o secretário reitera que são servidores do Estado e somente serão realocados a outras unidades escolares.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet