Cuiabá, domingo, 19/05/2024
21:38:23
informe o texto

Notícias / Política

13/10/2021 às 07:29

Deputado critica rigidez da Seduc com redimensionamento em pequenas cidades

Allan concorda com escolas mais eficientes, mas sem causar constrangimento aos gestores municipais

Da Redação - Débora Siqueira / Reportagem Local - Alline Marques

Deputado critica rigidez da Seduc com redimensionamento em pequenas cidades

Foto: Ronaldo Mazza/ALMT

Apesar de ser favorável ao redimensionamento das escolas públicas em Mato Grosso, o deputado estadual Allan Kardec (PDT) é contrário à forma que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) tem conduzido o tema com os municípios e a comunidade escolar. Segundo o parlamentar, a pasta tem agido de forma impositiva, causando constrangimento aos municípios de pequeno porte.
 
“Sou bastante crítico com a maneira que está acontecendo. O redimensionamento é necessário, a gente precisa de tempo em tempo avaliar se aquela escola tem número de alunos, se ela é viável, se tem outra escola próxima que pode agregar os alunos. A gente precisa de qualidade da educação, mas também de eficiência. Mas da forma que aconteceu, praticamente numa canetada de cima para baixo, isso está causando constrangimento no interior do Estado, principalmente com os municípios pequenos que não têm condições de assumir as séries iniciais”, argumenta.
 
Para o deputado, de 40 a 50 prefeituras têm dificuldade em assumir as séries iniciais pela infraestrutura e pela quantidade de profissionais. Ele citou cidades como Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger, Poconé e as pequenas cidades da região do Araguaia, que têm acúmulo de dívidas com INSS, folha de pagamento e certidões.
 
“Municípios novos, que nasceram da divisão com outros, não têm esse problema, mas as dívidas ficam no CNPJ do município antigo. Essas cidades mais antigas ou menores precisam de apoio do Estado e eu não vejo essa boa vontade, diálogo e essa calma da Seduc. A Assembleia Legislativa está mediando, buscando intermediar para que a Seduc volte atrás nos prazos, pelo menos para as cidades menores”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet