Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
15:04:08
informe o texto

Notícias / Política

15/10/2021 às 13:33

Lúdio recorre à PGJ e Defensoria para reativar leitos de UTI no Hospital São Benedito

Unidade hospitalar não tem mais pacientes internados com covid, mas leitos continuam desativados para outros atendimentos

Alline Marques

Lúdio recorre à PGJ e Defensoria para reativar leitos de UTI no Hospital São Benedito

Foto: José Ferreira

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) fez uma representação ao procurador-geral de Justiça, José Antonio Borges, e ao defensor público-geral, Clodoaldo Gonçalves, na manhã desta sexta-feira (15), para que os dois órgão acionem a Prefeitura de Cuiabá para reabrir os leitos desativados no Hospital São Benedito.

O parlamentar destaca que é preciso assegurar o pleno funcionamento das Unidades de Terapia Intensiva (UTI), além da oferta de atendimento em neurocirurgia, traumato-ortopedia, e outras demandas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante as últimas sessões, o deputado relatou alguns casos de pessoas que aguardam na fila por leitos, mesmo tendo decisões judicias, e por isso ressalta a necessidade da utilização do leito para atender a demanda da saúde pública. 

“Enquanto há leitos desativados no Hospital São Benedito, milhares de pessoas estão na fila em todo o estado de Mato Grosso aguardando vaga em UTI, esperando cirurgia ortopédica e neurocirurgia, eletivas e de urgência. Atualmente, o hospital tem 30 leitos de UTI desocupados, 80 leitos de enfermaria desocupados, quatro salas de cirurgia desativadas, além de serviços de alta complexidade em ortopedia e neurocirurgia desativados. Tem sentido toda essa estrutura parada sem utilização, com gente precisando?”, questionou Lúdio, que é médico sanitarista.

Desde junho de 2020, o Hospital São Benedito deixou de atender outras especialidades e passou a ser referência para tratamento de covid-19, em junho de 2020. Porém, com o avanço da vacinação, os casos da doença estão reduzindo no estado e, atualmente, não há mais nenhum paciente internado com covid na unidade. A informação consta no painel epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Lúdio Cabral anexou à representação fotos e vídeos que mostram a total desocupação dos leitos do Hospital São Benedito. Apesar disso, o recebimento de recursos federais e estaduais foram mantidos para custeio de média e alta complexidade hospitalar e UTI.

“Não faz sentido um hospital desse porte, com tantos leitos de UTI e enfermarias vazios, comprometendo vidas da população que sofre na longa fila da Central de Regulação, aguardando por cirurgias ortopédicas, neurológicas e cardiovasculares que foram represadas ao longo de toda a pandemia”, disse Lúdio.

 
Com informações da assessoria 

Na representação, Lúdio requereu ainda a otimização do espaço físico da unidade hospitalar para ampliar a oferta de leitos e de cirurgias. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Manoel 15/10/2021 às 00:00

    Está certíssimo o Deputado! As imagens e vídeos falam por si só, não há justificativa para tamanha estrutura desativada!

 
Sitevip Internet