Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
10:10:51
informe o texto

Notícias / Polícia

19/10/2021 às 07:34

FOTOS | Emanuel é afastado da Prefeitura e chefe de gabinete é preso

São alvos da operação a primeira-dama, Márcia Pinheiro, a secretária adjunta de Governo, Ivone de Souza, e o ex-coordenador de Gestão, Ricardo Ribeiro

Alline Marques

FOTOS | Emanuel é afastado da Prefeitura e chefe de gabinete é preso

Foto: Luiz Alves / Prefeitura de Cuiabá

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) é alvo da Operação Capistrum deflagrada em conjunto pelo Ministério Público Estadual e a Polícia Civil por irregularidades na Saúde. Ele foi afastado da função pública e a ação ainda cumpre mandados de busca e apreensão e o sequestro de bens contra ele e a primeira-dama Márcia Pinheiro. 

A Justiça determinou ainda a prisão temporária do chefe de gabinete Antônio Monreal Neto. Ele e a secretária adjunta de Governo, Ivone de Souza, e o ex-coordenador de Gestão de Pessoas, Ricardo Aparecido Ribeiro, também foram alvos de busca e apreensão. Ivone foi afastada das funções. 

A ação é conjunta entre Ministério Público e a Polícia Judiciária Civil, através do Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco) da Procuradoria-Geral de Justiça. O grupo, em virtude de investigações originadas no Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa da capital, requereram ao Poder Judiciário medidas cautelares criminais contra os alvos da operação. 

Os pedidos foram acolhidos pelo Tribunal de Justiça no âmbito do procedimento de nº 47.520/2021, o qual corre em segredo de justiça. O Gaeco da capital e a Deccor (PJC-MT) prestaram apoio ao Naco para cumprimento dos mandados judiciais que foram cumpridos na presente data.

Além da medida criminal acatada pela justiça, o Ministério Público propôs ação cível por ato de improbidade administrativa visando a aplicação das sanções da lei de improbidade, bem como apresentou pedidos de indisponibilidade de bens e afastamento de agentes públicos.

 
Atualizada às 8h23
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet