Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
16:22:13
informe o texto

Notícias / Política

19/10/2021 às 17:49

CCRJ aprova fim do uso obrigatório de focinheira

A alteração na Lei foi proposta pela deputada Janaina Riva (MDB), para isso, ela apresentou o projeto de lei nº 216/2020

Leiagora

CCRJ aprova fim do uso obrigatório de focinheira

Foto: Divulgação

A Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJR) realizou nesta terça-feira (19) a 19ª reunião ordinária híbrida, na qual os deputados acataram o parecer favorável da CCJR à proposta que altera a Lei 11.072/2020. A norma veda a circulação de cães de médio, grande e gigante porte, sem coleira, guia curta de condução e focinheira, em locais públicos e com grande circulação de pessoas. 

A alteração na Lei foi proposta pela deputada Janaina Riva (MDB), para isso, ela apresentou o projeto de lei nº 216/2020. De acordo com a parlamentar, a medida foi sugerida e reivindicada por protetores e donos de animais de médio porte, que estavam preocupados com o uso da focinheira. 

“Até um poodle era obrigado a usar uma focinheira. Não é razoável ser obrigado a usar em ambientes públicos, principalmente, os animais de médio porte. Uma vez que eles não apresentam dados, comprovando que são ofensivos ou que podem trazer danos às pessoas”, afirmou a parlamentar.    

Mas, de acordo com a parlamentar, o uso obrigatório da guia de condução foi mantido. Segundo Janaina Riva, há necessidade de mantê-los protegido.

“O que está sendo feito é à retirada obrigatória do uso da focinheira, mas apenas para os animais de médio porte. Já para os animais de grande porte, o uso da focinheira continua obrigatório, para a segurança de todos que estão no ambiente público”, explicou Janaina Riva.

 
Com informações da AL-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet