Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
20:07:59
informe o texto

Notícias / Geral

24/10/2021 às 16:31

Tirar fotos com explosões? Conheça a inusitada atração turística do Japão

Empresário inaugurou turismo de experiência com explosão na montanha Iwafune, em Tochigi, para ajudar a revitalizar a economia regional.

BBC

Tirar fotos com explosões? Conheça a inusitada atração turística do Japão

Lily Noriko participou do turismo com explosão para fazer a foto de divulgação de seu trabalho como tradutora simultânea

Foto: LILY NORIKO / CORTESIA

A oportunidade de tirar uma foto diante de uma explosão como as dos filmes de ação vem atraindo turistas a uma montanha do Japão.

A atração é uma aposta do empresário Hikaru Sayama, de 37 anos, que inaugurou o "turismo de experiência com explosão" na montanha Iwafune, em Tochigi, a cerca de 100 km de Tóquio.

O local é considerado uma espécie de santuário dos tokusatsu, filmes ou séries live-action (com atores reais) com efeitos especiais.

Na atração oferecida por Sayama, o prato principal é a explosão. As pessoas escolhem a vestimenta e as poses para tirar fotos ou gravar vídeos enquanto ocorre o estrondo.

Este é um tipo de cena muito comum em seriados como Kamen Rider (exibido no Brasil em canal aberto nos anos 1990 e recentemente pelos serviços de streaming) e as séries Super Sentai (populares na Europa e nos Estados Unidos).

Para o público, os motivos do interesse por esse tipo de turismo são diversos. Alguns são fãs saudosos, e outros querem apenas ter uma imagem em que apareçam como heróis.

No caso de Sayama, o objetivo é outro: ele diz que deseja ajudar a revitalizar a economia regional. A iniciativa atende aos anseios do governo japonês, que acaba de retomar seu programa de incentivo ao turismo doméstico, após a paralisação quase total do setor durante o auge da pandemia de covid-19.

A província de Tochigi fica a cerca de 100 km ao norte de Tóquio, não é banhada pelo mar e, apesar de oferecer várias atrações turísticas, quase sempre aparece nas últimas colocações no ranking nacional das 47 províncias com mais atrativos.

Sayama está confiante no sucesso do projeto, que começou com dois eventos, em junho e em julho, e tiveram boa repercussão nas redes sociais e na mídia local. Novos eventos estão programados para 30 de outubro e 4 de dezembro.

Segundo Sayama, o local também é usado para gravação de filmes e seriados com cenas de explosão, por isso a frequência do "turismo de explosão" é limitada. A intenção do empresário é oferecer a atração uma vez por mês.

Nos eventos anteriores, foram realizados seis padrões de explosões, com cores e tamanhos diferentes.

Cada dia de evento tem três sessões: das 9h30 às 11h30, 12h às 14h, e das 14h30 às 16h30. A empresa aceita até dez grupos (cada um com no máximo três adultos e duas crianças) por sessão, com preço de 35 mil ienes por grupo (cerca de R$ 1,7 mil), com direito a três explosões.

A empresa não aluga roupas nem equipamentos. Os grupos devem se posicionar nos pontos indicados e se encarregar de montar seus próprios tripé e as câmeras.

As explosões são produzidas por profissionais de televisão e cinema. 

"Em muitas cenas de explosão se usa computação gráfica. A experiência que oferecemos é real", diz Sayama. 

A tradutora Lily Noriko, de Tóquio, participou do evento anterior, pensando em produzir uma imagem impactante para divulgar seu trabalho.

Vestida de terninho, ela permaneceu concentrada na tela de seu notebook enquanto a chama amarela da explosão ganhava espaço na foto.

"O barulho não me assustou, mas a onda de calor que veio por trás foi incrível!", relata.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet