Cuiabá, domingo, 19/05/2024
12:08:27
informe o texto

Notícias / Política

14/12/2021 às 16:55

Seduc nega aplicar sobra do Fundeb em abono salarial aos profissionais da Educação

O deputado estadual Lúdio Cabral havia sugerido o rateio dos recursos, no montante de R$ 300 milhões, para o abono, já Janaina Riva pediu que o governo pagasse 14º salário

Kamila Arruda

Seduc nega aplicar sobra do Fundeb em abono salarial aos profissionais da Educação

Foto: Secom-MT

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) não irá aplicar o abono do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) neste ano. A pasta alega que a medida não será possível, uma vez que já cumpriu a meta de utilização dos recursos prevista em lei.

Conforme a Emenda Complementar 108/2020, 70% dos recursos do Fundeb é voltado à remuneração de profissionais da educação e outros 30% na manutenção e desenvolvimento do ensino. O fundo funciona como um mecanismo de redistribuição de recursos destinados à Educação Básica. A regulamentação do Fundeb foi estabelecida por meio da Lei nº 14.113/2020 e restringiu o conceito de profissionais da educação.

Isto é, o mínimo de 70% do Fundeb a professores, psicólogos e assistentes sociais, conforme os normativos. Conforme a projeção da Secretaria de Estado de Educação, baseada nas receitas e despesas previstas para o Fundeb, a Seduc deve destinar 75,9% destes recursos ao custeio das despesas com professores e gestores das unidades escolares, e chegará a 81,5% em relação ao que será aplicado a todos os profissionais da educação.

A decisão pela aplicação do abono de 2021 por outros estados brasileiros aos municípios deve-se ao fato de que estes não atingiram o patamar de 70% da folha de pagamento, previsto em lei, ou seja, um cenário diferente da situação em Mato Grosso, que já está aplicando 81,5% com a folha de pagamento.

A proposta de repassar a sobra do Fundeb para pagamento do abono aos professores partiu do deputado Lúdio Cabral (PT). Já a deputada Janaina Riva (MDB) sugeriu o pagamento do 14º salário a professores com o recurso do fundo. 

A Seduc, porém, não informou em que será aplicada a sobra do fundo. 

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet