Cuiabá, domingo, 19/05/2024
18:55:30
informe o texto

Notícias / Geral

22/12/2021 às 11:25

Seduc garante que alteração nos diários foi falha no sistema

Resposta foi divulgada após denúncias de mudanças de notas e faltas nos boletins dos alunos da rede estadual de ensino

Priscila Mendes

Seduc garante que alteração nos diários foi falha no sistema

Foto: David Borges / Seduc/MT

Diante das denúncias de que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT) teria alterado os diários escolares registrados pelos professores da rede estadual de ensino e, automaticamente, aprovado todos os alunos matriculados, mesmo os que não alcançaram notas ou presenças necessárias, a pasta publicou nota de esclarecimento na terça-feira (21), informando que teria sido uma instabilidade no sistema e que o problema já havia sido corrigido.

Segundo a Seduc, “foi identificada uma instabilidade no sistema de lançamento SigEduca/GED, após o encerramento do ano letivo” na segunda-feira (20) e a “inconsistência já foi corrigida pela TI”.

A alteração sistêmica nos boletins foi denunciada pelo deputado estadual Ludio Cabral (PT), situação que o parlamentar classificou como “grave” e “arbitrária”. “Sem diálogo com os professores, sem diálogo com a comunidade escolar, que lançou nos diários as presenças e as notas corretamente e, agora, todos surpreendidos com a alteração feita pela própria Seduc para que todos fossem aprovados”.

Uma professora registrou que essa foi “a maior desmoralização dos professores da rede” pela alteração on-line dos diários “sem permissão nenhuma”.

Na nota, a Seduc informou que os alunos com mais de 25% de falta serão retidos, mas os alunos que frequentaram as aulas, mas não atingiram a nota necessária, serão matriculados no próximo ano letivo e que passarão por recuperação.

Confira a nota na íntegra:

Em relação aos questionamentos sobre a aprovação de todos os alunos matriculados na rede estadual de ensino, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) esclarece que: 

1) Foi identificada uma instabilidade no sistema de lançamento SigEduca/GED, após o encerramento do ano letivo, nesta segunda-feira (20.12). A inconsistência já foi corrigida pela TI; 

2) Sendo assim, os alunos que não frequentaram as aulas e não cumpriram com o mínimo de 75% de frequência para aprovação, prevista em lei, serão retidos por falta e terão que fazer a matrícula na mesma série no ano que vem; 

3) Já os alunos matriculados no ano letivo de 2021 que frequentaram as aulas, não serão retidos por desempenho e ficará garantida a recuperação da aprendizagem aos alunos no decorrer do ano letivo de 2022; 

4) Durante o retorno das atividades presenciais, as unidades escolares foram orientadas a realizar todos os procedimentos de busca ativa dos estudantes. No caso dos estudantes que não retornaram às aulas, foi orientado que caso tivessem mais de 25% de faltas consecutivas, a unidade poderia realizar o ajuste desistência/abandono no sistema da secretaria.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Cristina 22/12/2021 às 00:00

    Eu ñ concordo com isso ne porq está chegando a eleição o povo já está querendo mostrar serviço rsrsrs mas como pode atrasar os alunos desse jeito isso futuramente vai prejudicar eles muito e outra coisa eles ñ tem culpa de tudo isso q está acontecendo nesse mundo de pandemia aff e pra acabar msm . Isso ñ existe

 
Sitevip Internet