Cuiabá, sexta-feira, 17/05/2024
17:49:25
informe o texto

Notícias / Geral

25/12/2021 às 10:40

Rede vai ao STF e pede vacinação para crianças sem prescrição médica

Dose pediátrica da Pfizer já foi autorizada pela Anvisa

Leiagora

Rede vai ao STF e pede vacinação para crianças sem prescrição médica

Foto: REUTERS / Rodrigo Garrido / Direitos Reservados

A Rede Sustentabilidade foi ao Supremo Tribunal Federal (STF), nessa sexta-feira (24), e pediu que a Corte determine que o Ministério da Saúde disponibilize vacinas para crianças, independentemente de prescrição médica. A ação está com o ministro Ricardo Lewandowski, que pode decidi-la a qualquer momento.

Na quinta-feira (23), o ministro Marcelo Queiroga defendeu a vacinação a crianças, mas somente com prescrição médica e autorização dos pais. A medida contrariou especialistas, que apontaram não haver necessidade da medida, já que as vacinas são eficazes e seguras.

De acordo com a Rede, "o Brasil caminhará na contramão do consenso científico mundial, se não ministrar de modo efetivo os imunizantes aprovados pela Anvisa - até o momento, a dose especial da vacina da Pfizer - para o público infantil".

A Anvisa já autorizou a aplicação das vacinas e vem sendo alvo de críticas de apoiadores do governo federal. A Polícia Federal investiga ameaça a diretores e servidores da agência após o presidente defender a divulgação de seus nomes.

Ricardo Lewandowski está trabalhando, apesar do recesso do Judiciário. No início desta semana, ele atendeu a um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e permitiu que o governo apresente um plano de vacinação infantil até dia 5 de janeiro. Queiroga disse, também, que esse será o prazo necessário para autorizar a imunização infantil.

O ministro também falou, na quinta-feira, que as mortes pela doença nessa faixa etária estão em nível que não demanda "decisões emergenciais". Conforme o Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, ao menos 1.148 crianças de 0 a 9 anos já morreram de covid no Brasil desde o início da pandemia.

 
Estadão Conteúdo
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet