Cuiabá, quinta-feira, 16/05/2024
13:04:48
informe o texto

Notícias / Geral

12/01/2022 às 16:30

Após fortes chuvas, Paranatinga decreta situação de emergência

A decisão foi tomada após vistoria da Defesa Civil do estado e a Secretaria de Meio Ambiente

Kamila Arruda

Após fortes chuvas, Paranatinga decreta situação de emergência

Foto: Assessoria

O grande volume de chuvas registrado nos últimos dias fez com que o prefeito de Paranatinga, Josimar Marques Barbosa, decretasse situação de emergência no município. A decisão foi tomada após vistoria da Defesa Civil do estado e a Secretaria de Meio Ambiente.

Os órgãos estaduais, acompanhados da Defesa Civil local, estiveram nesta quarta-feira (12) avaliando o estrago ocasionado por chuvas intensas que continuam caindo sobre o município.

Com a decisão, Paranatinga pode ter acesso a recursos estaduais e federais de forma facilitada, e ainda poderá fazer compras emergenciais para custear ações de combate à crise.

O decreto que estabelece a situação de emergência na cidade foi publicado no Diário Oficial dos Municípios. O documento  onde considera que as altas precipitações pluviométricas ocorridas ocasionaram inundações bruscas com fortes enxurradas e elevações dos níveis dos córregos e rios da região, que acarretaram danos no trecho da MT-130 que cruza o município de Paranatinga.

No documento foi relatado ainda alagamentos na região rural nas localidades que dá acesso ao assentamento Pontal do Piranha e Gaúcha do Norte, da região do Pacu/Matrinxã Rio Corgão e da região do Rio Piçarrão, fato que ocasionou o isolamento de famílias na zona rural, bem como prejuízos no escoamento de produção agrícola das regiões, pontes e estradas destruídas.

Paranatinga, contudo, não é a única nessa situação. O município e Santa Terezinha já teve a situação de emergência reconhecida pelo governo estadual, e a cidade de Confresa também já oficializou o decreto

Outros dois municípios estão em processo para decretar situação de emergência: Luciara e Nova Bandeirantes. A cidade de Água Boa pediu ajuda para a Defesa Civil no processo para decretar emergência.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet