Cuiabá, terça-feira, 16/04/2024
13:41:47
informe o texto

Notícias / Esporte

16/01/2022 às 11:14

Rayssa Leal quer disputar Olimpíadas de Paris 2024 no skate park e no street

Medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Rayssa completou 14 anos no início de janeiro e agora não quer mais ser chamada de criança: "já sou adolescente"

Globo Esporte

Rayssa Leal quer disputar Olimpíadas de Paris 2024 no skate park e no street

Foto: Marcel Merguizo

Medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio ano passado, a skatista Rayssa Leal quer ir além em Paris 2024. E a maranhense não quer buscar o ouro apenas na modalidade street, ela também quer disputar o pódio no park. A revelação foi feita ao ge em Criciúma, em Santa Catarina, onde acontece a primeira etapa do circuito nacional de skate de 2022. Ou seja, os brasileiros podem começar a sonhar com Rayssa em dose dupla em Paris?

- Pode, sim! Apesar de em Imperatriz não ter uma pista de park, eu ando e me divirto. Quem sabe... disse Rayssa ao ge.

Disputar as competições tanto no park quanto no street não é comum. No Brasil, a melhor referência é Luis Francisco, de 21 anos, quarto colocado nos Jogos de Tóquio no park também anda muito bem no street, onde, por exemplo, compete nesta semana no STU em Criciúma. Outro destaque da nova geração do skate nacional, o catarinense Kalani Konig, de 14 anos também, como Rayssa, já disputa campeonatos tanto nas duas modalidades.

- Eu quero ir para as Olimpíadas de 2024. Pretendo muito ir para lá. E ir nas duas modalidades, se der certo - afirmou Kalani ao ge.

Kalani e Rayssa têm a mesma idade: 14 anos. Mas o esporte para eles é algo de gente grande. Tanto que o pódio mais jovem da história das Olimpíadas contou com a brasileira mais nova a conquistar uma medalha: Rayssa, em Tóquio, tinha só 13 anos. A aniversariante da semana passada, porém, não quer mais ser chamada de criança.

- É muito engraçado porque todo mundo me chama de neném e bebezinho. Eu falei, agora tenho 14 anos. Vai mudar um pouquinho. Já sou adolescente. Eu pesquisei isso - afirma Rayssa.

Pesquisou mesmo! No Google. E chegou no Estatuto da Criança e do Adolescente, que diz: "Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade."

Seja criança ou adolescente, ela está crescendo entre os profissionais. E não é a única. Uma das melhores amigas da Rayssa é a Virgínia Fortes Águas, de 15 anos. Que mal começou, e já pensa numa carreira longa.

- Com certeza. Eu quero viajar que nem eles... Desde pequenininha até agora. Eu quero crescer no skate. Até os 40 anos - diz Virgínia.

Desde muito jovens, as meninas estão ganhando espaço no circuito. E a nova geração de meninos também está chegando forte. Com boas promessas nesta temporada do skate brasileiro. Um dos destaques é Kalani Konig. Com 11 meses, ele nem sabia andar direito, e já estava em cima do skate. Aos 14 anos, os sonhos são de gente grande.

Enquanto o skate ainda é brincadeira, diversão é a regra. E, quando o tempo passa, fazer uma manobra é como ter a mesma alegria de criança.

- A gente cresce junto, se diverte junto. Então, isso é muito irado - conclui Rayssa.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet