Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
06:38:53
informe o texto

Notícias / Geral

17/01/2022 às 10:25

Após indício de escassez, laboratórios voltam a fornecer teste rápido de covid-19

Diante do aumento da procura pelo diagnóstico da doença, alguns estabelecimentos suspenderam a realização dos testes

Angélica Callejas

Após indício de escassez, laboratórios voltam a fornecer teste rápido de covid-19

Foto: Imagem ilustrativa

Após serem surpreendidos com a possibilidade de escassez de suprimentos para identificar novos infectados pelo coronavírus, laboratórios de Cuiabá retomam agendamento para realizar o teste de antígeno da covid-19.

Na semana passada, uma pessoa relatou ao Leiagora ter sido necessário “rodar” a capital em busca do teste rápido, e ainda assim não conseguiu encontrá-lo. Acontece que havia uma previsão de desabastecimento, a nível nacional, dos insumos necessários para realizar o teste.

Leia também - Com alta demanda, testes rápidos de covid acabam em laboratórios e farmácias de Cuiabá

A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) publicou no dia 12 de janeiro uma nota em que pedia cautela na utilização dos testes, pois, acompanhando a situação mundial, já era constatado a falta deles em alguns países.

“A alta transmissibilidade da nova variante ômicron causou aumento exponencial de casos, o que vem demandando significativo aumento da  capacidade produtiva global de testes, tanto de PCR como de antígeno, e se os estoques não forem recompostos rapidamente poderá ocorrer a falta de oferta de exames”, esclarece trecho da nota.

Ao contrário dos laboratórios particulares, o setor público não registrou falta de testes, mas também não estão totalmente seguros com a situação.

Apesar de ter sido identificado um aumento significativo na busca pela realização da detecção da covid-19, a Empresa Cuiabana de Saúde não relata insuficiência de testes.

Já a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, em nota, esclarece que:

Ainda temos testes para detecção de COVID 19 e H3N2, mas só estamos atendendo os casos recomendados por médicos, ou seja, a pessoa pode até comparecer nas unidades e ser atendido, mas o exame só é feito se o médico prescrever, pois já existe receio de falta e de aumento nos preços pelos laboratórios.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet