Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
09:39:11
informe o texto

Notícias / Judiciário

18/01/2022 às 12:31

Advogados conservadores tentam derrubar passaporte da vacina em Cuiabá

A ação foi protocolada pela entidade na Justiça Federal em dezembro passado

Kamila Arruda

Advogados conservadores tentam derrubar passaporte da vacina em Cuiabá

Foto: Divulgação

A fim de derrubar o decreto vigente em Cuiabá que exige a comprovação de vacina contra a covid-19 em determinados estabelecimentos, a Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil (OACB) acionou o Judiciário buscando a responsabilização do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

A ação foi protocolada na Justiça Federal em dezembro passado. Para a entidade, a medida é um ato ilegal, uma vez que tenta obrigar a população a se vacinar. Além disso, afirma que tal obrigatoriedade fere o direito constitucional de ir e vir, pois impõe regras para permitir o acesso a ambientes púbicos e privados.

“A OACB não é contra nenhum tipo de tratamento médico ou vacina. Na Constituição têm que ser respeitadas. Entende, ainda, que ninguém pode ser obrigado a ingerir qualquer medicamento ou aceitar ser inoculado com qualquer vacina”, diz trecho da ação.

O município, inclusive, já foi citado na ação para apresentar seu posicionamento. A União também foi citada para integrar o polo passivo na condução de interessada na causa.

O chamado passaporte da vacina passou a ser obrigatório na Capital em 2 de dezembro. A medida foi implantada por meio de um decreto assinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Leia também - Prefeitura pede comprovante de vacina contra covid-19 para acessar eventos

Em suma, trata-se da exigência de comprovação de vacina contra o coronavírus ou apresentação de teste PCR para o cidadão ter acesso a estádios, ginásios esportivos, cinemas, teatros, museus, salões de jogos, casa de shows e apresentações artísticas em geral. Nesses casos, um exame RT-PCR realizado no período de 48 horas também será aceito.

Para entrada e permanência em hospitais ou unidades de saúde, tanto públicas, quanto privadas, e todos os demais órgãos públicos municipais, a necessidade de apresentação da vacinação contra Covid-19 será necessária, de acordo com o decreto. A vacinação a ser comprovada corresponde à segunda dose ou a dose única, conforme o caso. As medidas poderão ser revistas, considerando o monitoramento da evolução da covid-19 em Cuiabá.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet