Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
23:31:04
informe o texto

Notícias / Geral

18/01/2022 às 11:28

Sinop inicia cadastro para vacinar crianças de 5 a 11 anos com comorbidade

Serão ofertadas 930 vagas correspondente a quantidade de doses recebidas nesta primeira remessa

Leiagora

Sinop inicia cadastro para vacinar crianças de 5 a 11 anos com comorbidade

Foto: Prefeitura de Sinop

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, liberou o agendamento para vacinação contra covid-19 em crianças com idade entre 5 a 11 anos e que apresentem algum tipo de deficiência permanente ou comorbidades.

O agendamento pode ser feito no site da prefeitura. A princípio, serão ofertadas 930 vagas, correspondente à quantidade de doses recebidas nesta primeira remessa. A primeira data disponível é quarta-feira (19), às 8h.

Neste momento, apenas a UBS Paraíso será ponto de vacinação para este público. A unidade, que já é usada exclusivamente para vacinação contra covid-19, está sendo organizada e terá uma segunda entrada (lateral), específica para o público infantil, isolada da área de atendimento aos demais públicos (12 anos acima), seguindo a orientação feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A definição do público segue o recomendado na nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde. São comorbidades relacionadas no Plano Nacional de Imunização: Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente; Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doenças neurológicas crônicas; Doença renal crônica; Imunocomprometidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida; Síndrome de down; Cirrose hepática.

Conforme a resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/MT), o público geral estimado para vacinação entre 5 a 11 anos, em Sinop, é de 15.643 pessoas.

Diferenças na vacinação para crianças:

- A vacina contra covid-19 não pode ser administrada de forma concomitante a outras vacinas do calendário infantil, precisando respeitar um intervalo de 15 dias;

- A vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas). O intervalo entre as doses é de oito semanas. O imunizante tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada na dose para os maiores de 12 anos;

- A tampa do frasco da vacina é na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas;

- A vacinação de crianças desta faixa etária ocorrerá com o acompanhamento de pais ou responsáveis. Para fins de registro, deverá ser exigido um documento oficial de identificação da criança;

- É importante apresentação de algum documento que comprove a comorbidade (diferente da vacinação do adulto, o documento não será retido).

 
Da Assessoria
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet