Cuiabá, terça-feira, 16/04/2024
03:25:45
informe o texto

Notícias / Geral

19/01/2022 às 13:48

Anvisa cancela autorização de spray israelense contra a covid-19

Agência sanitária afirma que não foram apresentados estudos clínicos que comprovem eficácia do antiviral

Por G1

Anvisa cancela autorização de spray israelense contra a covid-19

Foto: Arquivo/Hyungwon Kang/Reuters

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou nesta quarta-feira (19) a autorização de notificação que permitia a importação de um spray nasal que se diz eficaz contra a covid-19. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). A agência sanitária afirma que não foram apresentados estudos clínicos que comprovem eficácia do medicamento.

O spray Taffix, da israelense Nasuspharma, seria importado e distribuído no Brasil pela paranaense Belcher Farmacêutica.

O g1 entrou em contato com a Belcher perguntando sobre a alegação da Anvisa de que não foram apresentados estudos de eficácia e aguarda resposta.

No site da farmacêutica, a Belcher afirma que o spray nasal não é um medicamento e que ele "auxilia na proteção" contra o coronavírus criando uma "barreira" antiviral.

"Trata-se de um spray nasal em pó que se transforma em um gel na cavidade nasal e cria uma barreira ativa para proteger e desativar os vírus frequentemente encontrados e transportados pelo ar", afirmou em nota.

Segundo a Anvisa, após a autorização de notificação, nenhum estudo clínico que comprovasse a eficácia contra o coronavírus Sars-Cov-2 foi apresentado.

Autorização de notificação

Uma "autorização de notificação", explicou a agência, é como a Anvisa avaliza a regulamenta a importação de produtos de saúde que não precisam de um registro.

"O regime de notificação dispensa análise técnica prévia para a regularização do produto", disse a agência em nota.

No entanto, essa autorização pode ser revogada a qualquer momento pela agência que diz realizar avaliações frequentes para conferir o cumprimento de critérios e requisitos técnicos dos produtos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet