Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
19:37:08
informe o texto

Notícias / Política

27/01/2022 às 10:46

Licitação para obras do BRT em Cuiabá e Várzea Grande é reaberta

A única alteração feita foi na data de abertura das propostas; edital e o valor da obra foram mantidos

Leiagora

Licitação para obras do BRT em Cuiabá e Várzea Grande é reaberta

Foto: Reprodução/Anteprojeto BRT

Após 10 dias suspenso, foi reaberto o processo licitatório para contratação das obras do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT), movido à eletricidade, em Cuiabá e Várzea Grande. A reabertura foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (27).

A única alteração feita foi na data de abertura das propostas, agora marcada para o dia 17 de março de 2022, às 9h, na sala de reuniões da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT). 
O edital e o valor da obra, estimado em R$ 480.500.531,82, foram mantidos.

A licitação estava previamente marcada para janeiro, mas foi suspensa atendendo a um pedido das empresas interessadas no certame, em razão do aumento de casos de covid-19 e consequente diminuição de seus quadros de funcionários.

A concorrência será realizada na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), do tipo menor preço. No RDCi, a empresa vencedora ficará responsável pela elaboração do projeto e depois pela execução da obra, que tem um prazo de dois anos para ser concluída após o seu início.

A empresa vencedora também irá construir 46 estações e três terminais. Dentro do valor da obra ainda está inclusa a construção de um viaduto para passagem do BRT na rotatória das avenidas Fernando Corrêa da Costa e Beira Rio, uma nova ponte sobre o Rio Coxipó, a criação de um parque linear na Avenida do CPA, a requalificação do Largo do Rosário e demais adequações no trânsito.

Além disso, todas as obras de infraestrutura realizadas anteriormente para o VLT serão aproveitadas. 

Entre as vantagens do BRT que o governo destaca está uma tarifa mais acessível em relação ao VLT, a possibilidade de expansão para outros regiões e um custo menor de construção. Além disso, os demais ônibus de Cuiabá e Várzea Grande poderão utilizar o novo corredor, trazendo melhorias para a mobilidade urbana da região.

 
Sinfra-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet