Cuiabá, segunda-feira, 13/05/2024
18:06:48
informe o texto

Notícias / Política

16/02/2022 às 11:15

Parada por 34 anos, obra do Hospital Central deve ser concluída em 2023

Governador comentou dificuldade em conseguir mão-de-obra e aumento no preço dos materiais

Denise Soares

Parada por 34 anos, obra do Hospital Central deve ser concluída em 2023

Obra do Hospital Central de Alta Complexidade, localizado no Centro Político Administrativo de Cuiabá

Foto: Denise Soares/Leiagora

Depois de ficar parada por 34 anos, a obra do Hospital Central de Alta Complexidade, localizado no Centro Político Administrativo de Cuiabá, deve ser finalmente concluída em 2023.
 
O governador Mauro Mendes (DEM) e o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, fizeram, nesta quarta-feira (16), uma visita técnica às obras do Hospital Central, que já estão em cerca de 30% finalizadas.
 
Após a vistoria, o governador e o secretário conversaram com a imprensa e comentaram sobre o andamento da obra. Mendes adiantou que será o maior hospital, em termos de infraestrutura, do Centro-Oeste.
 
“No próximo ano vamos ter terminado essa obra e no segundo semestre vamos começar o planejamento para aquisição dos equipamentos e mobiliário para que, assim que a obra finalizar, nós já tenhamos como instalar”, declarou Mendes.
 
No entanto, o governo e a empresa responsável enfrentam dificuldades em conseguir pessoas para trabalhar, além de constatar um aumento no preço dos materiais de construção.
 
“Encareceu e é natural, ainda mais pela pandemia, os preços aumentaram. O aço subiu 100%, o cimento subiu entorno de 50% a 60%. O cobre desapareceu [do mercado] e quase que dobrou de preço. A parte elétrica precisa do cobre. Hoje temos um grande problema em Mato Grosso que é a falta de mão-de-obra na construção civil. A empresa está conseguindo tocar em várias frentes simultaneamente”, pontuou o governador.
 
A licitação do hospital ficou em R$ 200 milhões. Depois de pronto, o local será gerenciado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O hospital não será de portas abertas para a população e será uma unidade de cirurgias e tratamentos especializados.
 
Obra parada
 
A construção do Hospital Central, lançada em 1984, foi pensada com o objetivo de proporcionar um atendimento de referência em alta complexidade nas especialidades de traumatologia, ortopedia e urgência e emergência de trauma. Contudo, devido ao corte de recursos do Governo Federal, a obra foi paralisada em 1987.
 
Em 1992, a construção do Hospital Central foi retomada pela gestão estadual, porém permaneceu inconclusa em razão de um desacordo entre o governo estadual e Federal. A obra chegou a ser reiniciada em 2004, mas novamente foi paralisada.
 
Contudo, no ano de 2014, a Justiça Federal acatou parcialmente a solicitação do Ministério Público Federal (MPF) para a inclusão de recursos que viabilizassem o término do Hospital Central.
 
A atual gestão do governo de Mato Grosso apresentou um novo projeto para a estrutura do Hospital Central em novembro de 2019. Depois do anúncio, foi lançado o edital, foram seguidos os trâmites licitatórios e, em outubro de 2020, ocorreu a assinatura do contrato.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet