Cuiabá, quinta-feira, 16/05/2024
09:24:35
informe o texto

Notícias / Geral

15/03/2022 às 13:10

Justiça Eleitoral promove palestra e ação de alistamento na Semana do Jovem Eleitor

Estudantes de 15 a 18 anos da Escola Estadual Leônidas Antero De Matos participarão da atividade

Leiagora

Justiça Eleitoral promove palestra e ação de alistamento na Semana do Jovem Eleitor

Foto: TRE-MT

Com o objetivo de incentivar o alistamento eleitoral de jovens, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) promoverá uma palestra a estudantes de 15 a 18 anos de idade, nesta quarta-feira (16), das 9h às 11h, na Escola Estadual Leônidas Antero De Matos, no bairro CPA 3, em Cuiabá. Além disso, neste mesmo horário, servidores do Tribunal farão o atendimento para alistamento eleitoral dos jovens.

A iniciativa faz parte da Semana do Jovem Eleitor, que ocorre até o dia 18 de março, visando à conscientização da juventude com relação ao exercício do voto e participação no processo democrático do país. A palestra abordará o tema "A história e a importância do voto no Brasil" e será ministrada pelo coordenador de Infraestrutura Computacional do TRE, Carlos Henrique Cândido. Na ocasião, ele também esclarecerá dúvidas dos estudantes.

Mato Grosso possui 2.824 eleitores com 16 anos de idade, 7.663 com 17 anos e 98.888 estão na faixa etária de 18 a 20 anos. O foco da campanha, realizada pelo TRE-MT e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são jovens de 15 anos a 18 anos de idade, já que o primeiro título pode ser obtido por quem vai completar 16 anos até o dia 02 de outubro, data do primeiro turno das Eleições 2022.

O voto é obrigatório para todos que possuem 18 anos ou mais e facultativo aos jovens de 16 a 17 anos. Porém, iniciar a participação nas eleições é fundamental para aprimorar o exercício da cidadania, conforme ressalta o presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha. “A participação da juventude na escolha dos representantes em cargos políticos é muito importante, e a democracia só é possível com o exercício do voto. Quanto mais cedo iniciamos o exercício desse direito, mais conscientes nos tornamos”.

Documentos necessários

Para fazer o alistamento, os jovens precisam apresentar o documento oficial de identificação e comprovante de endereço. No caso de cidadão do sexo masculino, com mais de 18 anos também é necessário apresentar a quitação com o serviço militar.

No site do TRE, é possível preencher o requerimento online para o alistamento, além de outras solicitações que o eleitor precise fazer. O prazo para estes serviços termina no dia 04 de maio de 2022, em função do fechamento do Cadastro Eleitoral, visando à organização das Eleições Gerais. Este ano, no dia 02 de outubro, serão escolhidos os próximos presidente da República, governadores e senadores, bem como deputados federais, estaduais e distritais.

Campanha nacional

A mobilização nacional da Semana do Jovem Eleitor contará com a parceria de diversos influenciadores digitais, organizações da sociedade civil e instituições públicas e privadas. Também nesta quarta-feira (16.03), o TSE promoverá um ‘tuitaço’, a partir das 10h, que mobilizará os perfis dos parceiros e de todos os times da Série A do Campeonato Brasileiro no Twitter num grande evento para lembrar aos seguidores de que é possível tirar o título de eleitor gratuitamente pela internet.

 
TRE
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet