Cuiabá, segunda-feira, 13/05/2024
21:25:20
informe o texto

Notícias / Política

28/03/2022 às 10:35

Emanuel condiciona renúncia ao cargo à decisão de Mauro ir à reeleição

Mauro, no entanto, vem protelando esse anúncio e já deu sinais, inclusive, que pode guardar tal resposta até agosto

Da Redação - Eduarda Fernandes / Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Emanuel condiciona renúncia ao cargo à decisão de Mauro ir à reeleição

Foto: Jardel P. Arruda / Leiagora

Emanuel Pinheiro (MDB) lançou um desafio ao governador Mauro Mendes (União) na manhã desta segunda-feira (28): o emedebista renunciará do cargo de prefeito de Cuiabá se o chefe do Executivo estadual anunciar, ainda esta semana, que disputará a reeleição. Emanuel, com isso, condiciona sua candidatura ao Governo de Mato Grosso à decisão de Mauro.

“Para essa decisão ser tomada, tem um pré-requisito: eu só vou decidir se sou candidato a governador ou não se Mauro Mendes for candidato à reeleição. Se ele não for, aí não precisa. Metade dos problemas de Mato Grosso estarão resolvidos. Agora, se ele for candidato, aí eu começo a pensar. Então ele tem que antecipar essa decisão dele. Ele falou que é dia 2 de abril, podia antecipar para sexta, para quinta. Se ele falar ‘sou candidato’, aí eu vou, aí eu posso entrar no páreo. Se ele falar ‘não sou’, aí não tem problema. Aí meu candidato é Stopa para governador do Estado. Esse é o meu pensamento, é o que eu entendo”, disse.

O desafio de Emanuel, feito nesta segunda, não ocorre sem motivos. Estratégico, o prefeito da Capital faz deste o seu primeiro “ato” ao retornar das férias de 15 dias, período de intensas articulações que teve como objetivo sondar o terreno para eventual candidatura ao Governo. Com isso, o emedebista garante que a mensagem chegue em alto e bom som a Mauro Mendes.

Não sem os floreios de costume, Emanuel antes enalteceu a confiança que deposita em José Roberto Stopa, atual vice-prefeito de Cuiabá, para assumir o comando da Capital, caso ele renuncie ao cargo para ingressar na corrida eleitoral.

“Esse seria o maior problema para que eu pudesse não aceitar um embate maior nas eleições desse ano, seria não ter um vice da minha confiança. [...] Eu digo, meu vice é meu irmão, meu parceiro, de minha confiança total. Estou, neste ponto, deitando em berço esplendido. Em plena condição de saber que, caso haja uma decisão que possa mudar aí o rumo político e administrativo de Cuiabá nos próximos dias, Cuiabá estará em excelentes mãos.”

Prazos

Termina no sábado (2) o prazo para que detentores de cargos eletivos, que pretendem pleitear cargo distinto daquele que ocupa, se desincompatibilizarem. Este é o caso de Emanuel, prefeito da Capital, que ensaia se lançar na disputa ao Governo do Estado.

Mauro, no entanto, vem protelando esse anúncio e já deu sinais, inclusive, que pode guardar tal resposta até agosto, mês em que termina o prazo (20 de julho e 5 de agosto) para a realização de convenções partidárias.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet