Cuiabá, segunda-feira, 13/05/2024
17:42:02
informe o texto

Notícias / Geral

22/04/2022 às 10:07

Baixa procura pela vacina da Influenza preocupa Secretaria de Saúde

Mais de 90 mil pessoas ainda não foram se vacinar

Leiagora

Baixa procura pela vacina da Influenza preocupa Secretaria de Saúde

Foto: Davi Valle / Prefeitura de Cuiabá

Desde o início da campanha de vacinação contra a Influenza em Cuiabá, no dia 11 deste mês, até esta sexta-feira (22), pouco mais de 4 mil pessoas foram se vacinar. A baixa procura tem preocupado a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá, pois ainda há mais de 90 mil pessoas a serem imunizadas.

O motivo da preocupação é, sobretudo com a população idosa, que costuma ser mais susceptível ao vírus. “Realizamos a campanha anualmente, com resultados satisfatórios. No ano passado tivemos uma procura muito expressiva por esta vacina, pois durante a pandemia muitas pessoas decidiram se proteger também contra o vírus da gripe”, comenta Wellington Assunção Ferreira, coordenador de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde.

Ele cita que em dezembro de 2021 houve um aumento nos casos de Influenza, já com uma cepa diferente daquela que o imunizante protegia, e isso resultou em uma grande procura por atendimentos médicos. “Essa vacina que estamos aplicando é diferente da aplicada no ano passado, por isso é importantíssimo que todos procurem as unidades de saúde para receberem sua dose”, reforça.

Etapas

Esta primeira fase de vacinação de trabalhadores da saúde e pessoas a partir de 60 anos vai até o dia 30 de abril. A segunda etapa começará em 2 de maio e contemplará crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, professores, pessoas com deficiência permanente e portadores das doenças crônicas não transmissíveis, como doença respiratória crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, além de diabéticos, obesos, imunossuprimidos, transplantados e portadores de trissomia.

Também entram nesta fase os caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento, forças armadas e funcionários do sistema prisional.

Pontos de vacinação

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão realizando a imunização, com exceção dos locais que estão aplicando a vacina pediátrica contra a covid-19, que são UBS Pedra 90 I e II, UBS Parque Cuiabá, UBS Quilombo, UBS Jardim Vitória I e UBS da Guia.

Para vacinar é necessário levar a carteira de vacinação e um documento de identificação com foto.

 
Com informações da SMS
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet