Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
12:12:09
informe o texto

Notícias / Geral

06/05/2022 às 15:30

Maio Amarelo: Governo Federal lança o Cadastro Positivo de Motoristas

A partir da boa conduta no trânsito, os órgãos estaduais poderão conceder benefícios fiscais ou tarifários aos condutores

Leiagora

Maio Amarelo: Governo Federal lança o Cadastro Positivo de Motoristas

Foto: Agência Brasil / EBC

Durante a cerimônia de lançamento da campanha Maio Amarelo, na quarta-feira (4), o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), divulgou a regulamentação do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), também chamado Cadastro Positivo de Motoristas, que visa cadastrar os condutores que não cometeram infração de trânsito nos últimos 12 meses.

"O cadastro positivo para os condutores permite que a gente tenha, agora, uma outra forma de incentivar o nosso condutor", explicou o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

Cadastro Positivo

O registro nacional requer autorização prévia e expressa do potencial cadastrado. A partir da boa conduta no trânsito, os órgãos estaduais poderão conceder benefícios fiscais ou tarifários aos condutores que fazem parte da base de dados, cuja consulta é garantida a todos os cidadãos. Previsto no artigo 268-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o RNPC deve ser implantando em até 180 dias.

Maio Amarelo

Movimento internacional criado para chamar a atenção de toda a sociedade para a importância de um trânsito mais seguro para todos, o Maio Amarelo tem em 2022 o lema “Juntos salvamos vidas”. Durante todo o mês o Governo Federal promoverá diversas ações pelo Brasil para conscientizar condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre o respeito à legislação de trânsito e assim prevenir a ocorrência de acidentes.

“Estamos mobilizando a sociedade em torno da campanha, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e a sociedade civil organizada para juntos salvar vidas”, afirmou o ministro.

 
Ministério da Infraestrutura
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet