Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
22:01:58
informe o texto

Notícias / Geral

02/07/2022 às 12:46

Manutenção veicular: o que fazer para garantir uma viagem segura nas férias

Especialista aponta quais ações preventivas podem garantir um percurso tranquilo sem surpresas e gastos indesejados

Leiagora

Manutenção veicular: o que fazer para garantir uma viagem segura nas férias

Foto: Reprodução

Quando o calendário aponta o mês de julho, o corpo já pede descanso do primeiro semestre e, para quem tem criança em casa, o período de férias escolares é a época ideal para uma boa viagem em família.

Há quem se organize com antecedência e há quem encare uma aventura de última hora para espairecer e apreciar novos ares. Em todos os casos, estar atento às condições do veículo é fundamental para garantir um percurso tranquilo sem surpresas e gastos indesejados.
 
Ainda que o veículo não apresente problemas ou necessidade de manutenção, pegar estrada sem uma vistoria prévia não é uma boa ideia, conforme orienta o engenheiro mecânico e professor do curso de Engenharia da Unic, Juliano Barros. “Todo veículo necessita de manutenção periódica, mas a correria do dia a dia muitas vezes nos faz esquecer dessa obrigação. No entanto, quando falamos de vistoria antes de pegar estrada, a questão não é somente conforto, mas segurança”, destaca.

Na lista básica de inspeção, o especialista destaca:
 
Documentação: portar habilitação é lei e deve ser respeitada. Portanto, deve-se conferir data de vencimento da CNH, bem como as condições de uso do seguro automotivo, caso possua. 

Pneus: a base do veículo não pode ficar de lado pois é responsável por manter a aderência ao solo. É fundamental conferir a calibragem. Então, nada de pneu careca e estepe inutilizável. 

Alinhamento e balanceamento: ninguém quer desconforto pelo caminho, sendo assim é preciso garantir que a direção esteja equilibrada, sem vibrações, o que também contribui para a economia do combustível. 

Bateria e faróis: manter o sistema de iluminação em dia, pode salvar vidas, já que a falta de luminosidade é um dos fatores que gera acidentes nas estradas. Além, é claro, de evitar que uma multa seja aplicada por falta de funcionamento das luzes indicativas. 

Óleo e fluídos:  responsável pela lubrificação do motor, a troca de óleo deve ser avaliada e feita por um especialista, se necessário. Os fluídos merecem a mesma atenção, tendo em vista que são responsáveis por manter a temperatura do motor. 

Freios: a falha do sistema de freios pode causar um grande acidente. Antes de partir é imprescindível que realizar a revisão das pastilhas, dos discos e do tambor. 

No ramo automotivo, o engenheiro mecânico tem papel determinante pois é responsável por trabalhar viabilidade e custos envolvidos desde a fabricação até a facilidade de condução, durabilidade do automóvel, dinâmica, desempenho e ergonomia do veículo. No dia a dia, Juliano menciona a importância de realizar a avaliação com um profissional de confiança.

“Perder alguns minutos na avaliação de um especialista, é ganhar segurança e economia já que cuidar do automóvel regularmente evita danos e gastos futuros. A revisão veicular nada mais é que uma análise sobre o atual estado do automóvel e tem como objetivo aumentar a vida útil de peças e acessórios. Isso contribui para o proprietário trafegar nas vias de maneira mais segura, o que é fundamental para reduzir os riscos de acidentes”, destaca.
 
Para saber qual é o período certo para realizar a manutenção preventiva, é preciso ficar de olho nas recomendações das fabricantes expostas no manual do proprietário para garanta uma viagem tranquila e segura. A avaliação também pode contribuir para a prolongação do tempo de vida estimado do seu veículo. Assim feito, é correr para aproveitar, apertar o cinto de segurança e pé na estrada!

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet