Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
07:46:54
informe o texto

Notícias / Geral

22/07/2022 às 18:00

Servidores trabalham há três meses sem auxílio alimentação durante plantões

Antes, eles recebiam marmitex, mas depois do auxílio de R$ 450 restrito a algumas carreiras, eles passaram a ter que comprar almoço e jantar do próprio bolso

Leiagora

Servidores trabalham há três meses sem auxílio alimentação durante plantões

Foto: Reprodução

Servidores da carreira do desenvolvimento econômico e social, que estão lotados na Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), estão sem receber auxílio alimentação desde maio deste ano. Em torno de 33 funcionários que trabalham em regime de plantão em Cuiabá e Rondonópolis ficaram de fora do pacote de benefícios que o Governo do Estado aprovou para os profissionais que trabalham na Segurança Pública. Estes, há três meses recebem auxílio alimentação de R$ 450.
 
Os servidores da área meio também cumprem plantões de 24h de trabalho por 72h de descanso como os demais servidores de carreira da Politec, a exemplo dos peritos criminais, médicos legistas, papiloscopistas e técnicos de necropsia. Contudo, antes da mudança da lei, eles recebiam marmitex como os demais servidores.
 
O Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais 
(Sindes), que representa os interesses e defende os direitos da categoria, entrou com uma ação na justiça em junho para que os servidores técnicos em desenvolvimento econômico e social lotados na Politec também tenham o direito a receber o mesmo auxílio. Esses profissionais compõem as equipes de laboratório, enfermagem, radiologia, administrativo e transporte da Politec, que são serviços essenciais para o funcionamento do setor.
 
Em março deste ano, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou um pacote de projetos de lei enviado pelo governador Mauro Mendes (União) para benefícios para os servidores da área da Segurança Pública. Entretanto, o auxílio alimentação foi cedido apenas para os profissionais que são originais da carreira, deixando de fora funcionários de outras categorias que estão cedidos para a área.
 
Outro ponto é que com o auxílio alimentação em dinheiro, o fornecimento de refeições para os servidores foi suspenso. Desde maio, profissionais do desenvolvimento econômico e social que trabalham na Politec estão sem almoço e sem jantar durante os plantões, tendo assim que tirar os valores das refeições do próprio salário.
 
Na ação, foram dados exemplos de servidores que trabalham no mesmo órgão, mesmo setor e exercendo funções iguais, mas que não recebem os mesmos benefícios por pertencerem a carreiras diferentes.
 
Enquanto aguardam a decisão liminar, os servidores lotados na Politec e o Sindes avaliam realizar novas ações para viabilizar o benefício para a categoria.
 
Outro lado
 
A assessoria de imprensa da Politec confirma que a situação vem ocorrendo, mas que existe tratativas em andamento na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) para que esses profissionais da área meio que realizam plantões possam ser contemplados com o auxílio-alimentação. 

A reportagem solicitou posicionamento sobre a situação a Sesp, nessa quinta (21) pela manhã, e até a publicação desta matéria não houve retorno.
 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet