Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
09:56:03
informe o texto

Notícias / Geral

23/07/2022 às 11:58

Brasil e Japão assinam primeiro acordo bilateral para fomento do mercado regulado de carbono

O objetivo é diminuir emissões e contribuir para os objetivos celebrados na COP26

Leiagora

Brasil e Japão assinam primeiro acordo bilateral para fomento do mercado regulado de carbono

Foto: Izabela Bruzaca/MMA

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, recebeu na quarta-feira (13) o embaixador japonês Teiji Hayashi para celebrar um acordo bilateral entre Brasil e Japão de fomento ao mercado regulado de crédito de carbono. Os países foram os primeiros a assinar um protocolo de intenções nesse sentido desde a aprovação do Artigo 6 do Acordo de Paris na COP26, realizada em Glasgow (Escócia), em novembro de 2021.

Além de reconhecerem o mercado de carbono como ferramenta fundamental de redução de gases de efeito estufa, os ministérios do Meio Ambiente do Brasil e do Japão enfatizam a importância da criação de oportunidades bilaterais de investimentos em projetos verdes de tratamento de resíduos sólidos a fim de gerar energia limpa e diminuir as emissões de metano, contribuindo assim para que as nações cumpram seus objetivos anunciados durante a última conferência do clima.

Com base nessa ideia, os Ministérios irão promover troca de informações, boas práticas e experiências sobre os mecanismos do mercado para redução da emissão, além de incentivar os setores empresariais dos dois países a investir em projetos de mitigação de mudanças climáticas.

 
Ministério do Meio Ambiente
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet