Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
07:58:53
informe o texto

Notícias / Geral

04/08/2022 às 13:45

Mato Grosso tem cinco casos suspeitos de varíola dos macacos

Pacientes são de Cuiabá, Várzea Grande e, o mais recente, de Sorriso

Denise Soares

Mato Grosso tem cinco casos suspeitos de varíola dos macacos

Mato Grosso tem cinco casos suspeitos de varíola dos macacos

Foto: Agência Brasil

Mato Grosso tem cinco casos suspeitos de varíola dos macacos (monkeypox). Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), dos casos, dois são em Cuiabá, dois em Várzea Grande e um em Sorriso.

Ainda não há casos confirmados de varíola dos macacos no estado.

A pasta também informou, nesta quinta-feira (4), que foi notificada de um caso suspeito de varíola dos macacos em Sorriso.

A Prefeitura de Sorriso disse que se trata de paciente que chegou de viagem de região com registro de casos confirmados e que procurou atendimento nessa quarta-feira (3) em um ambulatório médico particular.
 
Doença
 
A varíola dos macacos é uma doença causada pela infecção com o vírus Monkeypox, que causa sintomas semelhantes aos da varíola. Ela começa com febre, dor de cabeça, dores musculares, exaustão e inchaço dos linfonodos.
 
Uma erupção geralmente se desenvolve de 1 a 3 dias após o início da febre, aparecendo pela primeira vez no rosto e se espalhando para outras partes do corpo, incluindo mãos e pés.
 
Em alguns casos, pode ser fatal, embora seja tipicamente mais suave do que a varíola.

A doença é transmitida para pessoas por vários animais selvagens, como roedores e primatas, mas também pode ser transmitida entre pessoas após contato direto ou indireto.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet