Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
19:40:18
informe o texto

Notícias / Geral

07/08/2022 às 16:33

Incêndio consome comunidade de São Jerônimo há mais de 24 horas

Proprietários rurais já perderam casas, animais e plantações

Priscila Mendes

Incêndio consome comunidade de São Jerônimo há mais de 24 horas

Foto: Helder Douglas / Playagora

A comunidade rural de São Jerônimo, em Cuiabá, foi atingida por um incêndio por volta das 10h30 de sábado (6) e o fogo persiste até a tarde de domingo (7). Moradores e produtores rurais informaram que perderam quatro casas de madeira, animais, plantações e pasto.

Segundo informou um morador ao Leiagora, não se sabe a causa do incêndio, mas imagina-se que seja um aceiro - tentativa de limpeza de um terreno com material vegetal combustível, do qual alguém perdeu o controle. Sabe-se apenas que o fogo começou no pé do Morro de São Jerônimo.

Ainda conforme o morador, o incêndio segue rumo ao Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. Segundo o Corpo de Bombeiros, quatro equipes estão tentando conter as chamas desde sábado. A informação do morador que manteve contato com o Leiagora é de que há equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na tentativa de apagar o fogo. Neste domingo, está atuando também uma aeronave dos bombeiros, derramando água na região.



O denunciante disse que morreram duas éguas e três vacas dentre os animais de sua propriedade.

Outro morador, em vídeo, conta que perdeu toda a sua plantação e um barraco de madeira. “Perdi o bananal, o mandiocal, o pasto”, mostra, classificando os causadores do incêndio como "pessoas de maldade no coração".



Em outro vídeo, da noite desse sábado, a vizinhança, empenhada na tentativa de conter o fogo, registrou que o incêndio não poupou ninguém e atingiu até mesmo a propriedade de um bombeiro que mora na região.

Os vídeos do caso foram aqui publicados em ordem cronológica. O primeiro, referente à tarde de sábado, o segundo, da noite de sábado e o balanço entristecedor, já neste domingo.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet