Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
18:20:04
informe o texto

Notícias / Política

12/08/2022 às 11:00

Mauro critica MPF por pedir suspensão de licença da construção de Ferrovia

De acordo com o governador, se for feito estudo técnico em todo lugar que passa índio no estado, Mato Grosso pode parar

Paulo Henrique Fanaia

Mauro critica MPF por pedir suspensão de licença da construção de Ferrovia

Foto: Mayke Toscano

O governador Mauro Mendes (União) criticou a Ação Civil Pública (ACP) movida pelo Ministério Público Federal (MPF) na qual pede a suspensão da licença ambiental da ferrovia que ligará Rondonópolis a Lucas do Rio Verde. Para o governador, se o Executivo estadual for obrigado a fazer um estudo prévio em todos os lugares onde os índios em transitam no estado, Mato Grosso pode parar.
 
“Com todo respeito ao MPF, mas eu acho uma brincadeira o que eles estão fazendo, porque não tem índio no meio do caminho, está a mais de 10 km de aldeia indígena. ‘Mas o índio passa daqui para lá’. Uai, o índio anda no estado inteiro. Se todo lugar que o índio passa nós tivermos que fazer um estudo, nós vamos parar o Mato Grosso”, disse o governador em entrevista concedida ao programa Primeira Página na manhã desta sexta-feira (12).

Os trilhos da ferrovia estão previstos para serem construídos entre as terras indígenas Tereza Cristina e Tadarimana, ambas povoadas pelos povos da etnia Boe Bororo. Segundo o MPF, não foram realizados estudos sobre os impactos da obra sobre a população indígena e tampouco foi feita uma consulta prévia junto ao povo impactado, seguindo o que é determinado na Convenção OIT nº 169.
 
O MPF pede que, caso a licença da obra já tenha sido exarada, que ela seja anulada.
 
Durante a rodada de entrevista com os candidatos ao governo do Estado realizada pela Rádio Centro América, o governador disse que o MPF está errado e ainda lembrou que a ferrovia é um sonho antigo dos mato-grossenses. Mauro citou uma reunião que com o Cacique Raoni, uma das principais lideranças indígenas do Brasil, na qual ele teria pedido ao Executivo estadual melhorias nos asfaltos próximo às terras indígenas de Mato Grosso.
 
“O MPF está muito errado. Com todo respeito aos índios, esses dias estive com o Cacique Raoni, ele me pediu asfalto dentro da aldeia. Se falar isso para o MPF parece que é heresia. Tem que respeitar os povos indígenas, mas o Ministério Público está equivocado. A Funai demora anos para fazer um estudo. Pelo amor de Deus, não faça isso com Mato Grosso!”, diz Mauro Mendes fazendo um apelo ao MPF.

Cacique Raoni, no entanto, em vídeo publicado no Instagram, afirmou que não pediu asfaltamento e que sua fala foi traduzida de forma errada durante visita do governador.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet