Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
21:32:51
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

13/08/2022 às 09:31

MT emplaca quase 9 mil veículos novos e julho apresenta queda de 6% em relação a 2021

Restrição e aumento do custo de crédito, com maior inadimplência nos financiamentos estão entre os motivos da baixa

Rodrigo Maciel Meloni

MT emplaca quase 9 mil veículos novos e julho apresenta queda de 6% em relação a 2021

Foto: Reuters

Com quase 9 mil unidades, julho apresenta queda de 6% em relação ao mesmo período de 2021, quando foram emplacados pouco mais de 9 mil veículos. Em relação a junho deste ano, quando foram registrados o emplacamento de 8.921 unidades, as vendas caíram 2,5%.

De janeiro a julho, foram comercializadas 55 mil unidades de carros de passeio, utilitários leves, motos, caminhões, ônibus e implementos rodoviários. Nos mesmos meses de 2021, contabilizou-se vendas acima dos 56 mil.

Neste caso, houve uma queda de quase 2%. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

O mercado está vendo evolução na oferta e produção de carros, contudo outros fatores também precisam melhorar para ampliar as vendas e trazê-las para um saldo positivo. É o que explica o presidente da Fenabrave Regional Mato Grosso, Paulo Boscolo.


“Nitidamente, está invertida a relação entre oferta e procura. A grande maioria dos modelos já começa a estar disponível nos pátios das concessionárias e, nem por isso, aparece o crescimento nas vendas. Tem uma retração em paralelo trazida por outros fatores. Alta de juros, preocupação com o cenário político e dificuldade de aprovação de financiamentos por conta da alta da inadimplência, que está em 4,5%, segundo informação da Febraban”, pontua Boscolo.

O representante do setor no estado, cita como exemplo o setor de automóveis, que já possui veículos disponíveis, mas apresenta retração de 9,5% no acumulado do ano. Já o setor de motocicletas, apresenta 2% de aumento em função de o consumidor buscar alternativa mais barata de locomoção. Ele completa que, “os segmentos que englobam caminhões e ônibus e implementos rodoviários têm sempre leituras específicas”. Já as vendas de caminhões cresceram 10% impulsionado pelo agro.
Com informações Ascom/Fenabrave-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet