Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
00:24:06
informe o texto

Notícias / Judiciário

13/08/2022 às 10:38

Justiça manda Vivo e Facebook fornecerem dados para desmontar esquema de fake news

Linhas foram usadas para disparar calúnias contra Wellington Fagundes

Jardel P. Arruda

Justiça manda Vivo e Facebook fornecerem dados para desmontar esquema de fake news

Foto: Reprodução Youtube

O juiz eleitoral Abel Sguarezi determinou que a Vivo e o Facebook forneçam nomes, dados, endereços e informações cadastrais disponíveis para identificar os proprietários de duas linhas das linhas telefônicas utilizadas para disparar vídeos com conteúdo difamatório contra o senador e candidato à reeleição Wellington Fagundes (PL). 

Os números (65) 99645-6390 e (46) 9105-8068 foram usados no período de 1º de junho a 29 de julho para o disparo das fake news. A Justiça também quer saber a quantidade de dados móveis (internet) consumidos por tais linhas, além do local/endereço de acesso/utilização do aplicativo WhatsApp pelos números acima citados. 

De acordo com a defesa de Wellington Fagundes, além de parte das informações veiculadas não serem verdadeiras, a forma utilizada para a sua propagação é vedada, visto as mensagens são oriundas de destinatários desconhecidos, impossibilitando formular direito de resposta, aforar representação por propaganda eleitoral negativa antecipada, ou mesmo postular proibição de envio.

A equipe do senador acredita também no uso de robôs ou bots e/ou de perfis falsos para a realização dos referidos envios, sendo aqueles capazes de distribuir, em escala industrial, mensagens pré-programadas. 

Assim que a Vivo e o Facebook responderem à determinação da Justiça Eleitoral, o juiz vai analisar o pedido do PL de impedimento provisório das linhas (65) 99645-6390 e (46) 9105-8068 de utilizarem o aplicativo WhatsApp.

 
Com informações da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet